O curso tem por objetivo compreender os sistemas de crenças e saberes (entendidos como religiosidades, espiritualidades, sacralidades etc., não necessariamente restritos às formas institucionais) e as práticas de cuidado observadas a partir da ação de seus agentes e pacientes e dos discursos que estes produzem formando epistemologias, vivências, experiências e significados em torno de noções e pautas como saúde e cuidado individual e coletivo; ciências do sagrado; compreensão de males, cura e manutenção do equilíbrio; concepções de vida, passagem, morte e encantamento; presenças múltiplas visíveis e invisíveis em corpos, pessoas, animais, vegetais e minerais; práticas alimentares e experiências integrativas socioambientais; medicina tradicional e alternativa. Do ponto de vista interativo e de extensão universitária o curso pretende ainda propiciar momentos de encontro, troca de experiências e reflexão entre os vários produtores de conhecimentos e saberes na academia (entre professores, pós-graduandos, pesquisadores de IC) e fora dela, localizados em diferentes estados e entre os detentores de saberes religiosos e tradicionais por meio de visitas aos locais de suas práticas de cuidado e cura ou mesmo convidando-os a estar em sala de aula.