Fazer com que o aluno entre em contato, de forma prática, reflexiva e criativa, com as formas de pensamento musical que lidam com texturas polifônicas. A partir de uma perspectiva decolonial e antirracista e objetivando superar abordagens tecnicistas e paradigmas eurocêntricos, além do repertório da chamada “música erudita ocidental”, serão abordados e analisados repertórios diversificados, como por exemplo, o Choro, o RAP, a MPB, o Jazz, o Rock, o Forró, o Reggae etc. O objetivo é pensar a polifonia no contexto mais amplo da dimensão textural e em suas relações com a criação, a prática e a escuta enfatizando a realização de trabalhos criativos e experimentais em que a polifonia e o contraponto aparecem como recurso para a composição. Soma-se aí o objetivo de dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam a criação musical e as diversas metodologias de análise que extrapolam as dimensões estritamente musicais. Examinaremos também a técnica do contraponto por espécies (teoria, conceitos e exercícios) criada por J. Fux.