A disciplina tem como objetivo compreender o contexto histórico a partir do qual os processos de produção e circulação de conhecimento tiveram lugar na história do Brasil em diferentes dimensões: a escrita historiográfica que permite identificar produção de conhecimento científico desde períodos cada vez mais remotos na história nacional; a especificidade do tema da natureza tropical para os conhecimentos científicos; a aquisição de conhecimentos sobre o contexto ambiental e sanitário para a institucionalização das ciências no Brasil e a formação universitária nas áreas correlatas ao debate científico. Veremos, portanto, que não há como decifrar as ciências e as tecnologias no Brasil, e mesmo na América Latina, se nos detivermos apenas na história das invenções e inovações que ocorrem, ou não, no continente. Do mesmo modo não conseguiremos apreender o significado daquilo que de fato foi construído se não somarmos tudo o que foi destruído no decorrer dos mesmos processos: objetos, técnicas, procedimentos e conhecimentos. Neste curso serão discutidos autores que buscam compreender as relações entre ciência e sociedade a partir de temas que concentram pontos de inflexão para a historiografia brasileira. A tentativa de desenhar os ganhos, as contradições e os limites no debate intelectual brasileiro para a história das ciências, das técnicas e tecnologias obriga a uma aproximação constante com a história nacional. Não se trata do questionamento mais imediato da aplicação potencial da ciência a fim de solucionar questões econômicas, aspecto intrínseco à condição do subdesenvolvimento, trata-se principalmente de tentar compreender o diminuto número de atores que na esfera das atividades científicas puderam desempenhar e atuar frente às demandas crescentes de produção de conhecimentos científicos e técnicos.
- Docente: Marcia Regina Barros da Silva