a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO. Reconhecer o papel do enfermeiro líder na promoção e proteção da saúde do trabalhador e gestão de risco de acidentes ocupacionais.

b) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. É sabido que o enfermeiro no exercício de sua profissão é responsável por uma equipe, composta por técnicos e auxiliares de enfermagem e que, de acordo com a lei 7.498, de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, cabe privativamente ao enfermeiro atividades como: chefia de serviço e de unidade de enfermagem; organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares; planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões. Todas essas atividades requerem do enfermeiro a habilidade de liderar técnicos e auxiliares em torno de objetivos comuns favorecendo melhores resultados para o paciente. Nesse aspecto, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Bacharelado em Enfermagem traz no ciclo da prática profissional a administração aplicada à enfermagem, entretanto, a disciplina não abarca aspectos da liderança e sua influência na saúde do trabalhador e gestão de risco de acidentes. Os enfermeiros recém-formados são convidados a ocuparem cargos de grande importância para a Enfermagem e para o sistema de saúde e para tanto devem estar preparados para gerir pessoas em um ambiente saudável. Um dos desafios para o processo de trabalho gerencial do enfermeiro é aprender a ser um líder, portanto, propiciar espaços para discussão de modelos efetivos de liderança em enfermagem, nos quais os discentes possam se apoiar, ofertando a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades de liderança é um dos caminhos para formar líderes que promovam e protejam a saúde dos trabalhadores de enfermagem.
 c) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. Eixo integrativo: Ciclo da Prática Profissional e Ciclo do Cuidado. Modelos efetivos de liderança favorecem a prática do cuidado, a gestão de conflitos, melhorando o relacionamento interpessoal e a comunicação em enfermagem, o que favorece a integração das equipes, propiciando um ambiente de trabalho saudável. Inserir o desenvolvimento de habilidades de liderança no currículo de graduação em enfermagem possibilitará o desenvolvimento de habilidades próprias da dimensão gerencial do trabalho em enfermagem.
 d) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS. I. Referentes à ação docente: - Propiciar um espaço de debates e discussões acerca dos estilos de liderança e a relação no clima organizacional influenciando na saúde dos profissionais de enfermagem. - Sensibilizar o discente quanto as estratégias de gestão de equipes buscando a melhoria da qualidade de vida no trabalho por meio de habilidades de liderança. II. Referentes à ação discente: - Analisar os estilos de liderança e a relação no clima organizacional influenciando na saúde dos profissionais de enfermagem. - Exercitar e propor estratégias de gestão de equipes buscando a melhoria da qualidade de vida no trabalho por meio de habilidades de liderança.