OBJETIVOS: GERAL DO MÓDULO Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso em situação crítica, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada na área de cuidados críticos no contexto do SUS e o papel do enfermeiro. b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e os tratamentos das enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos prevalentes no Estado de São Paulo. c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado crítico ao adulto e idoso. d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do autocuidado da Orem no cuidado crítico do adulto e idoso. e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem no cuidado crítico do adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas. f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado do adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas. g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial a indivíduos em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas. h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada em centro cirúrgico, emergência e UTI visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar, i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem a indivíduos em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas. j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas. k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica nos procedimentos anestésico-cirúrgicos visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento no cuidado crítico ao adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas. l) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer. m) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais. n) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética; o) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais. o) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional Referente à ação discente: a) Analisar a inserção da atenção especializada na área de cuidados perioperatórios, intensivos, de urgência e de emergência no contexto do Sistema Único de Saúde e o papel do enfermeiro. b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos mais prevalentes no Estado de São Paulo. c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso no processo perioperatório e com enfermidades e agravos agudos e graves. d) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado do adulto e idoso com enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos. e) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do autocuidado de Orem no cuidado cirúrgico e /ou crítico do adulto e idoso. f) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem; g) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado ao adulto e idoso em situação crítica. h) Identificar os princípios e ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial no cuidado ao adulto e idoso em situação crítica. i) Propor e realizar intervenções de enfermagem visando alcançar as melhores condições de segurança do paciente cirúrgico após a cirurgia, de pacientes críticos na UTI e emergência. j) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem em pacientes adultos e idosos em situação crítica. k) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial ao paciente crítico. l) Participar da terapêutica medicamentosa ao paciente crítico, do preparo do paciente cirúrgico para a indução anestésica e recuperação anestésica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento. m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito do no cuidado do adulto e idoso com enfermidades e agravos agudos e graves. n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer. o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais. p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética. q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais; r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltados para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico em situações agudas e graves, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e do processo perioperatório simuladas em laboratório de enfermagem e reais nos cenários da atenção especializada na área de cuidados intensivos, de urgência ou emergência, e de centro-cirúrgico como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso em situações, agudas e graves, ou cirúrgicas com base na análise crítica do contexto envolvido.