Objetivo do curso: Aprofundar o conhecimento da habitação social dos séculos XIX ao XXI, em perspectiva histórica. Entender o papel do Estado, do setor privado e da sociedade civil na conformação dos espaços de morar na cidade industrial. História das políticas públicas de habitação. A partir de aulas expositivas, de leitura textos, de estudos de casos e trabalhos de campo, analisar como as relações entre as ideias e as práticas de habitação social resultaram na produção da cidade construída e dos seus imaginários.

 Procedimentos: leitura e discussão de textos, aulas expositivas, visitas a campo, e elaboração de monografia ou de diretrizes de projeto .

Avaliação: Ensaio contendo entre 3 e 4 mil palavras, a ser entregue ao final do curso.

Bibliografia: os textos indicados para as aulas no programa deverão ser obrigatoriamente lidos previamente. A bibliografia listada ao final da programação do curso é complementar.

Visitas a campo: serão três visitas a campo, para reconhecimento de formas de habitar na cidade de São Paulo: Centro (região da Luz); Bairros centrais na Zona Leste (Mooca e Belém); e Heliópolis.