A Avaliação Pós-Ocupação (APO) é aplicada sistematicamente nos países desenvolvidos, a exemplo dos EUA, França, Grã-Bretanha, Japão, além de outros como a Nova Zelândia. Este campo da avaliação se baseia no princípio básico de que o Ambiente Construído (AC), seja edificações ou espaços livres, devem estar em permanente avaliação durante seu uso, qualquer que seja sua função, quer do ponto de vista construtivo e espacial, quer do ponto de vista de seus usuários. O objetivo desta avaliação é obter subsídios sistematicamente, para corrigir as falhas e evidenciar os acertos de projeto e de execução, permitindo a realimentação do processo de projeto com a definição e a divulgação de lições aprendidas e de diretrizes para novos projetos semelhantes. A APO é desenvolvida junto ao Departamento de Tecnologia da Arquitetura da FAUUSP desde 1984. Neste período, a disciplina acompanhou as mudanças do debate internacional, em que os procedimentos de APO são discutidos em um contexto mais amplo ligados à dimensão organizacional do AC, da gestão predial (facilidades), da gestão da qualidade do processo de projeto, do projeto baseado em evidência, entre outros. A proposta da disciplina consiste no estudo de métodos e técnicas de APO, incluindo tanto as já consolidadas como também outras ainda pouco exploradas no âmbito das pesquisas desenvolvidas principalmente na FAUUSP mas também em outros grupos de pesquisa como aqueles do IAU SC USP. Nesta direção, a APO procura estabelecer uma ponte com as etapas iniciais do processo de projeto, as saber, as atividades de pré-projeto, como a programação de necessidades, buscando também, maior qualificação desta última. As aulas serão lecionadas na modalidade hibrida, combinando encontros virtuais e presenciais, de forma a permitir maior diversidade de alunos e garantir a interação destes com os docentes, seja em grupo ou individualmente, para o melhor aproveitamento acadêmico.