- Discutir criticamente os conceitos de educação não formal e da divulgação em ciências aplicados aos museus de ciências naturais
- Compreender as práticas sociais voltadas a educação não formal e a divulgação científica nos museus de ciências naturais como formas de produção social do conhecimento no campo da educação e da comunicação
- Aprofundar os conceitos de discurso pedagógico, recontextualização e campo recontextualizador de Basil Bernstein ligados a abordagem sociológica da educação para compreensão do processo de produção de conhecimento educacional nos museus de ciências
- Aprofundar os conceitos de transposição didática, transposição museográfica, praxeologia, noosfera e níveis de co-determinação advindos da abordagem epistemológica da didática formulada por Yves Chevallard. Tais conceitos serão tratados também nos sentido de compreender os processos de produção de conhecimento educacional nos museus de ciências
- Discutir implicações das dimensões sociológicas e epistemológicas anteriormente indicadas para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem em museus de ciências naturais