Zoologia
Essa disciplina busca refletir sobre a divulgação científica relacionada a questões socioambientais, tendo como foco pesquisas e práticas promotoras de políticas públicas. Visa debater os processos de comunicação pública da C&T, considerando diferentes atores sociais e espaços em que a divulgação científica é central. Pretende, assim:
a. Refletir sobre interações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
b. Promover alfabetização midiática.
c. Explorar e avaliar novos fluxos comunicacionais.
d. Fortalecer a reflexão crítica sobre práticas de comunicação e suas implicações éticas, políticas e sociais.
e. Incentivar a produção e análise de conteúdos comunicacionais socioambientais.
f. Promover a divulgação científica inclusiva, interseccional e participatória.
- Docente: Alessandra Fernandes Bizerra
- Docente: Martha Marandino
Objetivos: Propiciar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a embriologia, a morfologia, a biologia e a diversidade dos grupos animais mencionados no programa, de tal forma a lhes permitir que possam: 1. Caracterizar e identificar os grandes grupos de animais abordados; 2. Conhecer a diversidade morfológica em cada filo e ser capaz de identificar, dentro dessa diversidade, caracteres que agrupem esses organismos; 3. Conhecer hábitos dos organismos e ambientes nos quais vivem, para saber relacionar as adaptações morfológicas; 4. Analisar as diferentes propostas evolutivas e de prováveis relações de parentesco entre os grupos; 5. Aprimorar a capacidade de observação, muito importante na formação do biólogo.
- Docente: André Carrara Morandini
- Docente: Joao Miguel de Matos Nogueira
- Docente: José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian
- Docente: Marcelo Veronesi Fukuda
- Docente: Ricardo Pinto da Rocha
- Docente: Silvio Shigueo Nihei
Propiciar aos licenciandos em Biologia -
a) Compreender a construção histórica da área de educação ambiental no contexto nacional e internacional e sua relação com o enfrentamento da emergência climática e das injustiças ambientais
b) Compreender as diferentes concepções de educação ambiental e analisar sua própria concepção;
c) Avaliar criticamente os principais instrumentos legais da Educação Ambiental no Brasil (Política Nacional de Educação ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental; Diretrizes curriculares Nacionais de Educação Ambiental) e suas repercussões para o contexto escolar e para a formação docente.
d) Conhecer e analisar criticamente possibilidades de trabalho interdisciplinar e transdisciplinar com a temática ambiental em contextos escolares e não escolares, envolvendo também as práticas de avaliação.
e) Conhecer os princípios da aprendizagem social e sua relação com as práticas de EA a partir de visitas técnicas e de uma viagem de campo;
f) Analisar as principais características do campo de pesquisa em educação ambiental e as contribuições e conexões com a ecologia política, a ecologia decolonial, a interculturalidade e a educação ambiental de base comunitária
g) Ser capaz de realizar um diagnóstico socioambiental e propor um projeto de intervenção para um determinado contexto educacional.
- Docente Avançado: Beatriz Vieira Freire
- Docente Avançado: Fernanda Telent Waimberg
- Docente Avançado: Maria Paula Reis Rangel Querido Moreira
- Docente: Rosana Louro Ferreira Silva
Apresentar a diversidade e importância dos insetos. Discutir as principais adaptações ocorridas ao longo da história evolutiva dos insetos. Apresentar os principais caracteres morfológicos para o reconhecimento das ordens e principais famílias de insetos. Possibilitar aos alunos a observação de insetos em ambientes naturais, aquáticos e terrestres, e ensinar técnicas de coleta, preservação/acondicionamento e transporte. Estimular o uso de insetários para o ensino de Ciências e Biologia.
- Docente: Bruno Celso Feltrin Genevcius
- Docente: Filipe Macedo Gudin
- Docente: Gabriel Biffi
- Docente: Gabriela Procopio Camacho
- Docente: Lucas Denadai de Campos
- Docente: Silvio Shigueo Nihei