Botânica
Os estudantes participarão de um espaço de atualização permanente sobre pesquisas na área de Ensino de Botânica e temas afins, tendo oportunidade de refletir e aprimorar sua própria pesquisa, bem como ampliar seus conhecimentos sobre o cenário mais amplo na área. Específicos - Atualização do conhecimento dos pós-graduandos em áreas correlatas ao seu programa de pós-graduação e área de estudo. - Manutenção de diálogos sobre os projetos de pesquisa em Ensino de Botânica em diferentes grupos e instituições, a partir da apresentação de seminários de convidados variados (diferentes em cada oferecimento). - Realização de debates científicos na prática, a partir da exposição e reflexão de pesquisas. - Desenvolver habilidades de: leitura e interpretação de textos na área de Ensino de Botânica, escrita de relatos e fichamento de textos de interesse, participação ativa em debates científicos, exposição oral de ideias.
Fornecer ao aluno um panorama amplo dos conceitos e métodos fundamentais em Biogeografia, com ênfase nas principais escolas de Biogeografia Histórica (seus princípios e métodos) e no conhecimento atual da história da Vegetação Neotropical, com estudos de caso. Analisar os principais padrões de distribuição geográfica de plantas vasculares, com ênfase em grupos neotropicais, explorando os fatores espaciais e históricos que os determinam, sobretudo à luz de filogenias.
Fornecer um panorama das possibilidades de explotação de recursos vegetais para fins de agricultura, alimentação, de produção de bioenergia, fármacos, recursos madeireiros e não-madeireiros, entre outros, com ênfase nos aspectos biológicos, evolutivos e filogenéticos que podem contribuir para o aumento da produtividade e conservação do patrimônio genético das plantas.
Objetivo: O objetivo geral é fornecer um panorama sobre os diferentes aspectos do metabolismo vegetal, apresentar estratégias biotecnológicas para a manipulação do metabolismo vegetal para a produção de produtos e serviços para a sociedade e dar subsídios para que os alunos desenvolvam um projeto teórico de biotecnologia vegetal para a solução de um problema biológico real. Ademais, objetiva-se apresentar aos alunos diferentes caminhos profissionais para o biólogo em formação, incluindo carreiras no setor público e na iniciativa privada. Objetivos específicos: • fornecer subsídios teóricos e práticos básicos sobre processos bioquímicos fundamentais nas plantas com enfoque em tópicos da fisiologia vegetal (nutrição mineral, relações hídricas, fotossíntese, metabolismo primário e secundário e desenvolvimento vegetal); • familiarizar os alunos com técnicas utilizadas em fisiologia, bioquímica, biologia molecular e biotecnologia de plantas usando um enfoque de biologia de sistemas; • mostrar como se dão aplicações biotecnológicas através da manipulação do metabolismo com base no melhoramento genético clássico e em técnicas de engenharia genética; • mostrar como a produção de compostos de interesse pode ser aprimorada utilizando culturas de células e de tecidos vegetais; • oferecer treinamento no planejamento e execução de projetos de pesquisa em bioquímica e biotecnologia de plantas; • discutir sobre a abordagem dos temas conceituais e práticos da disciplina na Educação Básica, considerando a importância e o potencial da biotecnologia vegetal para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. • discutir sobre possíveis caminhos profissionais para o biólogo em formação, incluindo atuação no setor público (universidades e institutos de pesquisa) e no setor privado (empresas), por meio de palestras de profissionais convidados que atuam nesses diferentes setores.
Objetivo: O objetivo geral é fornecer um panorama sobre os diferentes aspectos do metabolismo vegetal, apresentar estratégias biotecnológicas para a manipulação do metabolismo vegetal para a produção de produtos e serviços para a sociedade e dar subsídios para que os alunos desenvolvam um projeto teórico de biotecnologia vegetal para a solução de um problema biológico real. Ademais, objetiva-se apresentar aos alunos diferentes caminhos profissionais para o biólogo em formação, incluindo carreiras no setor público e na iniciativa privada. Objetivos específicos: • fornecer subsídios teóricos e práticos básicos sobre processos bioquímicos fundamentais nas plantas com enfoque em tópicos da fisiologia vegetal (nutrição mineral, relações hídricas, fotossíntese, metabolismo primário e secundário e desenvolvimento vegetal); • familiarizar os alunos com técnicas utilizadas em fisiologia, bioquímica, biologia molecular e biotecnologia de plantas usando um enfoque de biologia de sistemas; • mostrar como se dão aplicações biotecnológicas através da manipulação do metabolismo com base no melhoramento genético clássico e em técnicas de engenharia genética; • mostrar como a produção de compostos de interesse pode ser aprimorada utilizando culturas de células e de tecidos vegetais; • oferecer treinamento no planejamento e execução de projetos de pesquisa em bioquímica e biotecnologia de plantas; • discutir sobre a abordagem dos temas conceituais e práticos da disciplina na Educação Básica, considerando a importância e o potencial da biotecnologia vegetal para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. • discutir sobre possíveis caminhos profissionais para o biólogo em formação, incluindo atuação no setor público (universidades e institutos de pesquisa) e no setor privado (empresas), por meio de palestras de profissionais convidados que atuam nesses diferentes setores.
Capacitar o aluno para análises morfo-anatômicas das plantas vasculares sob uma perspectiva filogenética atual, mostrando a diversidade estrutural e os principais eventos evolutivos associados.
Apresentar a diversidade de estruturas morfo-anatômicas das plantas associada aos processos metabólicos que em elas ocorrem, em nível molecular, celular, tecidual e do organismo, ao longo do ciclo de vida.
Auxiliar os professores em formação a desenvolver seu Conhecimento Pedagógico de Conteúdos de Botânica, por meio da interação com docentes especialistas no conhecimento disciplinar, bem como na área pedagógica (Ensino de Botânica). Refletir sobre os desafios e as possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. Identificar a inserção de tal ciência nesse nível de Ensino. Estimular nos professores em formação a habilidade de elaborar, aplicar, avaliar e refletir sobre estratégias e recursos didáticos para ensino formal e não-formal sobre temas específicos da Botânica, como: sua relação com a sociedade, diversidade e evolução de algas e plantas; taxonomia, anatomia, fisiologia vegetal; e biotecnologia.
1. Expor e discutir tópicos relacionados a estudos envolvendo estresse abiótico em plantas terrestres e macroalgas. 2. Diversificar e atualizar o conhecimento de pós-graduandos em áreas correlatas aos seus projetos de pesquisa. 3. Desenvolver a habilidade de escrita de um projeto de pesquisa (IC, MS ou DR) envolvendo estresse abiótico em plantas terrestres ou macroalgas mediante a análise crítica das propostas, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos.