Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente de recursos educacionais com base nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação vigentes e emergentes (doravante Tecnologias Digitais) e seu papel na educação. Serão explorados os usos dessas tecnologias como objetos de ensino e instrumentos mediadores do processo de ensino e de aprendizagem, na perspectiva de provocar os pós-graduandos ao uso crítico, responsável e reflexivo desse tipo de recursos de tecnológicos.
A disciplina tem como objetivo capacitar o estudante de pós-graduação para compreender, aplicar e avaliar metodologias quantitativas em pesquisas no ensino de ciências. Ao longo da disciplina, espera-se que o estudante desenvolva habilidades para organizar e apresentar dados de forma clara e rigorosa, utilizando tabelas e gráficos apropriados, de modo a fortalecer a assertividade das conclusões. Além disso, a disciplina visa familiarizar o estudante com tendências contemporâneas da análise quantitativa e instrumentalizá-lo no uso de ferramentas e técnicas, incluindo programação, para conduzir e interpretar análises estatísticas e quantitativas robustas.
O objetivo do curso é familiarizar o aluno com os problemas conceituais, filosóficos e de interpretação da Física Quântica, desenvolver sua intuição para que ele saiba prever o resultado de experimentos de pensamento, e reforçar seu manuseio do formalismo de medições.