1. Conhecer os aspectos mais relevantes da epistemologia Biológica de Humberto Maturana;

2. Compreender e discutir os princípios básicos da Biologia do Conhecer;

3. Discutir as consequências da epistemologia de Humberto Maturana para o Ensino de Ciências e de Biologia.
Analisar e discutir diacronicamente o livro A origem das espécies de Charles Darwin, com abordagem epistêmica e metodológica da História da Ciência. Analisar a estrutura do Origem e as estratégias argumentativas do "longo argumento" de Darwin em favor da transformação dos seres vivos e contra a teologia natural e a ideia de que as espécies são produtos de atos de criação especial. Conhecer exemplos da cultura transformacionista na Europa do século XVIII e contrastá-las com a teoria e a prática da pesquisa de Darwin. Identificar e problematizar a ascendência de aspectos culturais e sócio-políticos da sociedade vitoriana sobre o pensamento biológico de Darwin. Desenvolver uma compreensão funcional da seleção natural como principal, mas não exclusivo, mecanismo da evolução. Reconhecer e contextualizar as menções, no Origem, ao papel de outros fatores que Darwin considerava relevantes na evolução, como a seleção sexual, os efeitos herdados do uso e desuso, a ação direta e prolongada das mudanças nas condições de vida, as reversões ocasionais de estrutura e o "crescimento correlacionado". Diferenciar a teoria de Darwin dos desdobramentos da teoria evolucionista no século XX. Analisar os desafios do ensino de evolução apontados pela literatura da pesquisa em educação científica e as contribuições da História da Ciência para a formação de cientistas e professores de ciências e biologia. 
Essa disciplina busca debater as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, tendo como foco principal as pesquisas desenvolvidas em diferentes espaços educacionais e comunicacionais. Pretende realizar uma introdução à Educação Não Formal e à Comunicação em Ciências, trazendo seus principais aspectos históricos, teóricos e práticos. Tem com eixo principal a pesquisa nessas áreas, abordando investigações já realizadas ou em andamento, ressaltando suas transformações, aportes teóricos, metodologias e dimensões de análises.
A disciplina pretende apresentar o processo de editoração de revistas científicas e discutir sobre o papel dos artigos científicos como documentos importantes de produção e divulgação da ciência. Inclui nesta discussão temas como autoria e boas práticas de publicação científica, avaliação de um artigo e pareceres construtivos, diferenciações entre tipos de artigos científicos, o papel de revistas científicas na validação e divulgação do conhecimento científico, ciência aberta, questões éticas e relacionadas à inclusão.
Esta disciplina pretende discutir conhecimentos, atitudes e valores sobre as práticas e a pesquisa em Educação Ambiental (EA), de modo a tornar o pós-graduando capaz de: - Compreender a construção histórica da área de Educação Ambiental no contexto nacional e internacional; - Reconhecer a importância da interdisciplinaridade para a pluralidade da área; - Avaliar criticamente os principais instrumentos legais da Educação Ambiental no Brasil (Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental; Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental) e suas articulações com os currículos da educação básica e superior; - Compreender as diferentes concepções de Educação Ambiental nas práticas pedagógicas e na formação de professores; - Identificar as principais contribuições da perspectiva crítica para as práticas e a pesquisa em EA; - Identificar as potencialidades da aprendizagem social para as práticas e pesquisas de EA; - Problematizar o papel da Educação Ambiental frente à sociedade de risco; - Vivenciar, analisar e criar estratégias didáticas participativas para a sustentabilidade socioamental e de educomunicação; - Analisar criticamente projetos e práticas de Educação Ambiental; - Analisar perspectivas de pesquisa a partir de plataformas específicas (http://www.earte.net/) e de periódicos e anais de congressos da área; - Produzir novos conhecimentos referentes ao tema no contexto da disciplina.
- Conhecer, por meio da leitura dos textos em sua íntegra e da discussão com seus autores, dissertações e teses sobre ensino de ciências, defendidas recentemente em programas de pós-graduação. - Caracterizar a composição dos referenciais teóricos adotados por esses trabalhos. - Caracterizar os capítulos ou trechos dedicados à revisão bibliográfica, identificando os principais periódicos consultados, o período de abrangência do levantamento, e os principais autores com os quais se estabelece preponderantemente o diálogo com a pesquisa em questão. - Identificar os procedimentos metodológicos desenvolvidos nas pesquisas caracterizando sua diversidade e aspectos comuns. - Reconhecer diferentes estratégias de registro e inscrições de dados. - Comentar análises de dados empíricos inspiradas em diferentes referenciais teóricos. - Produzir comentários críticos e reflexões sobre as pesquisas lidas.