Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
1) Fornecer a base para a compreensão dos fenômenos patológicos associados às alterações bioquímicas; 2) Discutir interpretação de exames laboratoriais. Estes objetivos serão atingidos pela introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, bem como da aplicação desses conceitos em casos clínicos.
Possibilitar que o aluno conheça a evolução histórica da enfermagem como prática profissional, no contexto socioeconômico e cultural. Levar o aluno a interpretar o desenvolvimento da enfermagem sob a perspectiva histórica, ou seja, à luz de acontecimentos em períodos anteriores, e perceber as relações do conhecimento acumulado no passado com o momento atual. Estimular o aluno à reflexão sobre o significado e a importância da vida associativa da Enfermagem, enquanto categoria profissional.
1) Fornecer a base para a compreensão dos fenômenos patológicos associados à alterações bioquímicas; 2) Discutir interpretação de exames laboratoriais. Estes objetivos serão atingidos pela introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, bem como da aplicação desses conceitos em casos clínicos.
Proporcionar ao aluno uma sólida reflexão acerca da docência no ensino superior por meio da construção e organização de sequências didáticas em planos de ensino e de aula, instrumentalizando-o para a prática nos espaços formais de ensino-aprendizagem. Objetivos específicos: 1. Refletir sobre a construção da identidade do docente no ensino superior, considerando as transformações ao longo do tempo. 2. Conhecer diferentes formas de planejar e organizar conteúdos, estratégias de ensino-aprendizagem, sequências didáticas e avaliações. 3. Analisar criticamente projetos pedagógicos de cursos superiores. 4. Aprender a sistematizar conteúdos didáticos e operacionalizá-los em aulas voltadas à graduação. 5. Desenvolver competências básicas para a docência no ensino superior. 6. Discutir sobre a avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior em uma perspectiva crítica. 7. Fornecer subsídios para a preparação pedagógica e para a realização do estágio supervisionado em docência, o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
- Conhecer referenciais teóricos utilizados no tratamento do uso de drogas psicoativas; - Conduzir o participante a refletir sobre o processo de cuidar do usuário de drogas psicoativas; - Identificar proposta de intervenção realizadas nos serviços de saúde com base nos conhecimentos teóricos aprendidos.
- Atualizar e construir conhecimento coletivo, compartilhado entre os participantes e docente a partir de leituras e discussões refletivas de textos selecionados sobre o tema, que auxiliem na elaboração de práticas de ensino, educação e promoção da saúde. - Promover nos participantes a reflexão sobre suas concepções prévias, referentes às drogas psicoativas e aos usuários das mesmas. - Estimular os participantes a desenvolver novas interpretações do seu cotidiano profissional, que os motivem a redefinir conceitos e ações, e, focalizar-se em aspectos relativos às substâncias psicoativas.