Ecologia
1. Apresentar e discutir estudos que enfatizam a relação entre ecologia e evolução.
2. Discutir as consequências da relação entre ecologia e evolução para a dinâmica populacional e montagem de comunidades.
3. Discutir estudos com abordagens teóricas e empíricas na área de ecologia evolutiva, a fim de que perguntas e delineamentos de amostragem possam ser amadurecidos.
4. Fomentar o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos nas discussões e na produção de material.
5. Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
- Docente: Silvana Busato
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica;
2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias;
3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais;
4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências;
5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações;
6. Fornecer aos educadores uma ferramenta que possibilite formar membros ativos que pensem e decidam de forma crítica sobre o uso e conservação do meio ambiente em geral e da biodiversidade em particular.
- Docente: Silvana Busato
Apresentar e discutir diversos aspectos teóricos e práticos relacionados ao risco de extinção no contexto da conservação biológica.
- Docente: Cristina Yumi Miyaki
- Docente: Marcio Roberto Costa Martins
- Docente: Maria Cristina Arias
Prover meios para que os alunos apliquem as noções teóricas básicas que lhes são apresentadas na disciplina “Estatística”, ministrada por outra unidade, a dados biológicos/ecológicos. Ao final da disciplina espera-se que os participantes tenham domínio dos conceitos e procedimentos básicos em análise quantitativa, que estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos e a relatar os resultados e interpretações de forma clara e precisa tanto do ponto de vista conceitual como da língua portuguesa.
- Docente: Roberto Munehisa Shimizu
1) Fornecer as bases teóricas referentes aos níveis de organização de indivíduos a populações; 2) Fornecer conceitos sobre padrões e processos em sistemas ecológicos; 3) Fornecer apoio conceitual para as demais disciplinas da área de Ecologia; 4) Estabelecer relações entre as abordagens dos conteúdos desta disciplina e as utilizadas no Ensino Básico, a fim de favorecer a transposição de conceitos ecológicos, no âmbito da Prática como Componente Curricular. 5) Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
- Docente: Ana Lucia Brandimarte
- Docente: Isabel Alves dos Santos
- Docente: Roberto Munehisa Shimizu
Esta disciplina é projetada para alunos do núcleo avançado que já completaram as disciplinas obrigatórias de Ecologia. O objetivo é explorar temas avançados em Ecologia Animal, indo além do conteúdo já visto em outras disciplinas e utilizando uma abordagem de pedagogia ativa. A base conceitual do curso é formada por estudos de caso que causaram grande impacto, tanto seminais quanto contemporâneos. Além disso, exercícios práticos são integrados para consolidar os conceitos e ensinar os principais métodos de análise de dados na área.
- Docente: Francisco Voeroes Dénes
- Docente: Marco Aurelio Ribeiro de Mello
Esta disciplina tem como objetivo ensinar os fundamentos da oratória científica para situações reais dentro e fora da academia
- Docente: Marco Aurelio Ribeiro de Mello