Ecologia
1. Apresentar e discutir estudos que enfatizam a relação entre ecologia e evolução. 2. Discutir as consequências da relação entre ecologia e evolução para a dinâmica populacional e montagem de comunidades. 3. Discutir estudos com abordagens teóricas e empíricas na área de ecologia evolutiva, a fim de que perguntas e delineamentos de amostragem possam ser amadurecidos. 4. Fomentar o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos nas discussões e na produção de material. 5. Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
1. Apresentar a filosofia e o histórico da proposta pedagógica EEPE, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 2. Exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 3. Exercitar a arte de fazer perguntas, segundo algumas pautas universais; 4. Exercitar o delineamento de amostragem e a reflexão com base em evidências; 5. Apresentar a declaração de princípios da proposta pedagógica EEPE: compromissos, ética e aplicações; 6. Fornecer aos educadores uma ferramenta que possibilite formar membros ativos que pensem e decidam de forma crítica sobre o uso e conservação do meio ambiente em geral e da biodiversidade em particular.
Apresentar e discutir diversos aspectos teóricos e práticos relacionados ao risco de extinção no contexto da conservação biológica.
Prover meios para que os alunos apliquem as noções teóricas básicas que lhes são apresentadas na disciplina “Estatística”, ministrada por outra unidade, a dados biológicos/ecológicos. Ao final da disciplina espera-se que os participantes tenham domínio dos conceitos e procedimentos básicos em análise quantitativa, que estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos e a relatar os resultados e interpretações de forma clara e precisa tanto do ponto de vista conceitual como da língua portuguesa.
1) Fornecer as bases teóricas referentes aos níveis de organização de indivíduos a populações; 2) Fornecer conceitos sobre padrões e processos em sistemas ecológicos; 3) Fornecer apoio conceitual para as demais disciplinas da área de Ecologia; 4) Estabelecer relações entre as abordagens dos conteúdos desta disciplina e as utilizadas no Ensino Básico, a fim de favorecer a transposição de conceitos ecológicos, no âmbito da Prática como Componente Curricular. 5) Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
Esta disciplina é projetada para alunos do núcleo avançado que já completaram as disciplinas obrigatórias de Ecologia. O objetivo é explorar temas avançados em Ecologia Animal, indo além do conteúdo já visto em outras disciplinas e utilizando uma abordagem de pedagogia ativa. A base conceitual do curso é formada por estudos de caso que causaram grande impacto, tanto seminais quanto contemporâneos. Além disso, exercícios práticos são integrados para consolidar os conceitos e ensinar os principais métodos de análise de dados na área.
Esta disciplina tem como objetivo ensinar os fundamentos da oratória científica para situações reais dentro e fora da academia