Docentes Responsáveis:
- Mariane Nunes de Nadai
- Ênio Luís Damaso
Objetivos:
Ao final da disciplina o estudante deve ser capaz de:
- Conhecer as diferentes fases de desenvolvimento biológico feminino.
- Compreender o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e seus determinantes.
- Conhecer as principais patologias da mulher em suas diferentes fases de vida.
- Conhecer os principais rastreios da saúde feminina em suas diferentes faixas etárias.
Justificativa:
Permitir a discussão do desenvolvimento feminino, desde sua concepção até a senilidade.
Conteúdo:
- Determinantes biológicos na formação embrionária
- Ciclo menstrual
- Rastreio de doenças da mulher: da infância à senilidade
- Cuidados específicos da mulher do menacme à menopausa
Forma de Avaliação:
A avaliação será realizada de forma coparticipada. Será feita em um processo contínuo, contemplando as seguintes formas: a) Formativa: participação nas aulas (20%), apresentação de seminários (30%) b) Diagnóstica: avaliação de relatório final individual por escrito acerca de temas da disciplina (50%) As notas serão expressas pelos seguintes conceitos: I – A – Excelente, com direito a crédito; II – B – Bom, com direito a crédito; III – C – Regular, com direito a crédito; IV – R – Reprovado, sem direito a crédito;
- Docente: Enio Luis Damaso
- Docente: Mariane Nunes de Nadai
- Docente: Warlen Pereira Piedade
- Docente: Agnes de Fatima Pereira Cruvinel
- Docente: Marcos Antonio Marton Filho
- Docente: Marcos da Cunha Lopes Virmond
- Docente: Roosevelt da Silva Bastos
CIV4003 - Simulação Clínica: Conceitos e Aplicação na Formação e Capacitação de Profissionais (2025)
A disciplina Simulação clínica Simulação Clínica: conceitos e aplicação na formação e aprimoramento de profissionais, tem como foco o uso da simulação clínica para a formação e o aprimoramento dos recursos humanos em saúde. A simulação é uma tentativa em imitar as peculiaridades de uma determinada situação real, almejando sua melhor compreensão e gestão. (NATIONAL LEAGUE FOR NURSING, 2013).
Promove em ambiente seguro e controlado o desenvolvimento de aprendizagens significativas e demonstra eficácia na educação cognitiva e comportamental (HOADLEY, 2009).
Atualmente, por questões de segurança, qualidade, ética, desenvolvimento de novas tecnologias e/ou constantes cenários práticos em mutação, tem sido considerada imprescindível na formação e no aprimoramento dos profissionais da saúde (NATIONAL LEAGUE FOR NURSING, 2013; Martins et al, 2014, Martins et al 2012; LEIGH, 2008).
Na clínica ao longo dos tempos, esteve presente no processo de ensino-aprendizagem através do treino de habilidades de profissionais, todavia, nos dias atuais alia recursos de informática e cibernética e pode ser utilizada para o desenvolvimento de raciocínio clínico, tomada de decisão, trabalho em equipe, autoconfiança, satisfação, motivação entre outros atributos (Baptista et al, 2014; Martins et al 2014).
- Docente Avançado: Rosemeire Simone Dellacrode Giovanazzi
- Docente Avançado: Sara Fiterman Lima
- Docente: Gerson Alves Pereira Junior