Docentes Responsáveis:

  • Mariane Nunes de Nadai
  • Ênio Luís Damaso

Objetivos:

Ao final da disciplina o estudante deve ser capaz de: 

  1. Conhecer as diferentes fases de desenvolvimento biológico feminino. 
  2. Compreender o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e seus determinantes. 
  3. Conhecer as principais patologias da mulher em suas diferentes fases de vida. 
  4. Conhecer os principais rastreios da saúde feminina em suas diferentes faixas etárias.

Justificativa:

Permitir a discussão do desenvolvimento feminino, desde sua concepção até a senilidade.

Conteúdo:

  • Determinantes biológicos na formação embrionária 
  • Ciclo menstrual 
  • Rastreio de doenças da mulher: da infância à senilidade 
  • Cuidados específicos da mulher do menacme à menopausa

Forma de Avaliação:

A avaliação será realizada de forma coparticipada. Será feita em um processo contínuo, contemplando as seguintes formas: a) Formativa: participação nas aulas (20%), apresentação de seminários (30%) b) Diagnóstica: avaliação de relatório final individual por escrito acerca de temas da disciplina (50%) As notas serão expressas pelos seguintes conceitos: I – A – Excelente, com direito a crédito; II – B – Bom, com direito a crédito; III – C – Regular, com direito a crédito; IV – R – Reprovado, sem direito a crédito;

  O curso versa sobre os fundamentos, raízes histórias e organização política do Sistema Único de Saúde, buscando analisar de forma crítica suas várias vertentes. Contará com a presença de professores com ampla experiência na gestão e assistência do sistema.

A disciplina Simulação clínica Simulação Clínica: conceitos e aplicação na formação e aprimoramento de profissionais, tem como foco o uso da simulação clínica para a formação e o aprimoramento dos recursos humanos em saúde. A simulação é uma tentativa em imitar as peculiaridades de uma determinada situação real, almejando sua melhor compreensão e gestão. (NATIONAL LEAGUE FOR NURSING, 2013).  

Promove em ambiente seguro e controlado o desenvolvimento de aprendizagens significativas e demonstra eficácia na educação cognitiva e comportamental (HOADLEY, 2009).  

Atualmente, por questões de segurança, qualidade, ética, desenvolvimento de novas tecnologias e/ou constantes cenários práticos em mutação, tem sido considerada imprescindível na formação e no aprimoramento dos profissionais da saúde (NATIONAL LEAGUE FOR NURSING, 2013; Martins et al, 2014, Martins et al 2012; LEIGH, 2008).  

Na clínica ao longo dos tempos, esteve presente no processo de ensino-aprendizagem através do treino de habilidades de profissionais, todavia, nos dias atuais alia recursos de informática e cibernética e pode ser utilizada para o desenvolvimento de raciocínio clínico, tomada de decisão, trabalho em equipe, autoconfiança, satisfação, motivação entre outros atributos (Baptista et al, 2014; Martins et al 2014).