Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
Apresentar um panorama amplo da diversidade de seres vivos, introduzindo as bacterias e arqueias, e focando nas linhagens de eucariontes, fornecendo subsídios para o reconhecimento e caracterização das principais linhagens evolutivas, de suas relativas importâncias biológica e evolutiva, e situando-os em contexto filogenético.
Apresentar e discutir diversos os aspectos teóricos e práticos relacionados ao risco de extinção e sua aplicação em conservação biológica. O conteúdo abordado na disciplina exige que o aluno tenha conhecimentos básicos de genética e ecologia, portanto a disciplina tem como público-alvo os estudantes que estão finalizando o curso de Ciências Biológicas.
Estabelecer o conceito de diversidade biológica, enfatizando o papel da evolução como geradora de diversidade e a diversidade como fonte da evolução. Discutir o papel dos fatores ambientais sobre as variações da biodiversidade em diferentes escalas espaciais e temporais. Promover a integração de conceitos evolutivos fundamentais para o estudo da diversidade e a sua relação com fatores bióticos e abióticos. Fomentar a reflexão sobre o papel do professor em sala de aula mediante a discussão das estratégias usadas na própria disciplina pelo corpo docente. Capacitar o aluno para algumas das abordagens usadas pelos biólogos em pesquisas de campo, fornecendo noções de seus princípios teóricos e fundamentos metodológicos por meio de uma viagem didática. Fundamentar o entendimento do papel do biólogo na sociedade.
Mobilizar conhecimentos construídos ao longo do curso para a realização de uma pesquisa científica. Subsidiar o aluno para o planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica com base nas metodologias utilizadas nas diferentes áreas das ciências biológicas ou áreas afins. Instrumentalizar o aluno para a apresentação da pesquisa finalizada em formato de pôster ou apresentação oral, resumo e relatório final.
1. Confrontar a formação obtida nas disciplinas do núcleo básico com o perfil profissiográfico, no que se refere à formação de profissionais: a) generalistas, críticos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade e b) comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; 2. Sistematizar os conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade, relacionando-os à sua atuação no âmbito pessoal e profissional (pesquisa e ensino); 3. Diferenciar os conceitos de ética e moral; 4. Discutir a conduta do professor em sala de aula como modelo para a formação de cidadãos; 5. Pesquisar conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania; 6. Analisar a ética na condução das pesquisas biológicas; 7. Analisar a ética nas relações interpessoais e com as demais espécies; 8. Analisar os conceitos de biodiversidade, preservação e conservação relacionando-os aos aspectos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico; 9. Aprimorar a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
O objetivo desta disciplina é estimular a compreensão e avaliação crítica dos métodos, conceitos e teorias da área de Ciências Biológicas por meio da: (1) discussão dos pressupostos e limites da explicação, do conhecimento e da compreensão científica, (2) instrumentação dos alunos para a avaliação de teorias e suas relações com observações, (3) introdução à dimensão histórica da ciência, em relação a aspectos epistemológicos, (4) distinção entre explicações causais mecanicistas e teleológicas dos fenômenos naturais e, especificamente, biológicos, (5) discussão da aplicabilidade de raciocínios indutivo e dedutivo em ciências biológicas, (6) introdução a conceitos de ética e de teorias da moral, (7) discussão de temas de ética aplicada à atuação do biólogo e do professor de biologia e ciências, (8) investigação da relação entre ciência e valores nas atividades científica e docente. Finalmente, o curso visa aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de textos em diferentes gêneros e do uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, blogs, etc.
O objetivo da disciplina é proporcionar aos alunos os fundamentos de sistemática e biogeografia, além de noções básicas de taxonomia, classificação e nomenclatura biológica. O curso é orientado através dos conceitos teóricos e práticos do método filogenético, com ênfase nas suas interações com o estudo da biodiversidade e evolução biológica. Métodos alternativos são também discutidos. O conteúdo é apresentado na forma de aulas expositivas e estudos práticos dirigidos. Nossa meta é capacitar o aluno a interpretar e produzir filogenias, bem como utilizá-las em investigaçõoes evolutivas e biogeográficas.
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre educação científica e promovendo sua formação a partir de discussões sobre as relações entre teorias pedagógicas e realidade escolar. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica em que há a possibilidade de planejamento, discussão, aplicação e avaliação de sequências didáticas investigativas (para isso, o licenciando precisa disponibilizar 4 horas presenciais por semana para as aulas da disciplina, mais 4 horas semanais para a realização de estágio em escola de educação básica ao longo do semestre, além de aproximadamente 2,5 horas semanais para a realização de leituras e atividades extraclasse).
Apresentar o histórico do desenvolvimento da Bioinformática. Familiarizar os estudantes com análise de dados de sequências macromoleculares e de genomas encontrados em bancos de dados de acesso público com aplicação de softwares livres.