Pedag do Mov do Corpo Humano
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de realizar pesquisa bibliográfica referente ao tópico de estudo escolhido e, juntamente com o orientador, identificar possibilidades de elaboração do TCC nas seguintes modalidades: Monografia, Ensaios Propositivos e, Relatório de um Projeto de Intervenção (pedagógico, artístico, cultural). Compreender textos acadêmicos e científicos e redigi-los com objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão.
- Apresentar características da filosofia que a diferencia dos demais saberes; - Analisar algumas dessas características por meio da História da Filosofia; - Estudar alguns temas filosóficos presentes no cotidiano do profissional de Educação Física e do Esporte
Capacitar o aluno a compreender e analisar a história da atividade física em diversas épocas através do estudo de suas manifestações em diversas culturas e seu desenvolvimento na sociedade. Compreender o fenômeno esporte, a definição dos campos de atuação profissional da Educação Física, tanto na Licenciatura, quanto no Bacharelado e do Bacharel em Esporte através dos tempos.
Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de: 1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
Aprofundar os conhecimentos em relação à fundamentação teórica apresentada e analisada em Educação Física na Idade Adulta I.
Possibilitar ao aluno planejar, implementar e avaliar um programa de treinamento individualizado e em grupo. Possibilitar ao aluno refletir criticamente sobre a importância da atividade física na idade adulta nos diferentes campos de atuação profissional, bem como sobre o papel do profissional que atua com esta população.
Apresentar e analisar os estudos de emersiologia e ecologia corporal em diálogo com a Educação Física e Esporte (i) Origem e definições da emersiologia, (ii) as noções de ecologia corporal e ecologia do esporte; (iii) processos de imersão e emersão corporal; (iv) a ecologia corporal nos esportes de aventura (v) o cuidar de si e da natureza no contexto dos jogos tradicionais.
1. Contextualizar a Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no âmbito da Educação Básica, destacando importância e finalidades nesta etapa de ensino; 2. Construir fundamentação política e pedagógica consistente para atuação em Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; 3. Analisar características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano considerando teorias do desenvolvimento humano e diferentes concepções de corpo e movimento; 4. Analisar e situar o componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental no âmbito das “Políticas Públicas de Educação”; 5. Conhecer e analisar programas de Educação Física vigentes para o ensino fundamental de 6º ao 9º ano; 6. Proporcionar o contato dos licenciandos com escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental para aproximação com a realidade e análise da cultura escolar, propostas e concepções da educação física vigentes, assim como com perspectivas e vivências dos alunos; 7. Oferecer oportunidades de experiência com situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental do 6º ao 9º, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência;
 8. Conhecer as fontes de informação sobre Educação Física Escolar e desenvolver estratégias de atualização e avaliação profissional contínua.