Pró-Reitoria de Graduação
A disciplina apresentará conteúdos básicos de Química que são fundamentais para o aprendizado da Bioquímica e pode ser importante para que lacunas de aprendizagem possam ser minimizadas e para que os estudantes ingressantes tenham bom aproveitamento em seus cursos. Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos sejam capazes de reconhecer as propriedades dos átomos e moléculas, compreender as representações gráficas dos compostos, classificar as funções orgânicas presentes nas biomoléculas, diferenciar ligações covalentes de não covalentes, compreender as noções básicas de equilíbrio químico e do que depende o pH de uma solução.
- Docente: Aroldo Nascimento Silva
- Docente: Bayardo Baptista Torres
- Docente: Flavio Antonio Maximiano
- Docente: Guilherme Andrade Marson
- Docente: Regina Lúcia Baldini
- Docente: Wenny Camilla dos Santos Adan
- Docente: Fernando Josepetti Fonseca
- Docente: Humberto Felipe da Silva
- Docente: José Carlos de Melo Vieira Júnior
- Docente Avançado: Fernando Josepetti Fonseca
- Docente Avançado: José Carlos de Melo Vieira Júnior
- Docente: Humberto Felipe da Silva
Traduzir as melhores práticas para o controle da dor em um formato educacional no qual alunos de graduação da área da saúde possam aprender sobre o manejo da dor de forma colaborativa na perspectiva do trabalho interprofissional.
Objetivos específicos:
● Compreender a natureza multidimensional da dor e seus componentes, bem como suas implicações para o paciente e suas famílias e sua relação com as intervenções da equipe de saúde.
● Reconhecer ações específicas e comuns entre os profissionais de saúde envolvidos no manejo da dor para o cuidado centrado nos pacientes/famílias no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) – (simulação).
● Elaborar em equipe um plano de cuidado para o manejo da dor centrado no paciente/família considerando a realidade do sistema de saúde brasileiro.
- Docente: Ana Carolina Basso Schmitt
- Docente: Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
- Docente: Carina Domaneschi
- Docente: Ligia Ferreira Gomes
- Docente: Maria Aparecida Borsatti Luchetti
- Docente: Marina de Góes Salvetti
- Docente: Raquel Aparecida Casarotto
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Valéria Marli Leonello
a) Fomentar criação de equipes multidisciplinares para criação de projetos de empreendedorismo com potencial de transformação em startups.
b) Criação de um ambiente que fomente o surgimento de ideias, a serem contemplados durante a concepção e delineamento de um novo produto, novo serviço ou novo negócio;
c) Discutir com os graduandos de diferentes cursos e campi a aplicação dos conceitos e técnicas de Administração no contexto das pequenas e médias empresas nascentes, abrangendo empreendimentos de base tecnológica, tradicionais e culturais.
d) Apresentar os aspectos relacionados à criação e gestão de startup em diferentes setores de atividade econômica.
e) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do planejamento de um negócio a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio
- Docente: Alexandre Aparecido Dias
- Docente: Amaury José Rezende
- Docente: André Leme Fleury
- Docente: Cintia Blaskovsky Portilho Gomes
- Docente: Jamil Ramsi Farkat Diogenes
- Docente: Liliam Sanchez Carrete
- Docente: Maicon Gouvêa de Oliveira
- Docente: Mateus Cecilio Gerolamo
- Docente: Simone Vasconcelos Ribeiro Galina
- Docente: Weber Antonio Neves do Amaral
A disciplina pretende apresentar a história e uma trama de conceitos básicos da psicanálise, fundamentais para pensarmos o ser humano hoje. Deve discorrer sobre as principais escolas psicanalíticas, sempre tendo em vista mostrar como seu método e teorias podem auxiliar na ampliação da compreensão de fenômenos humanos e sociais.
- Docente: Belinda Piltcher Haber Mandelbaum