Artes Cênicas
1. Despertar o interesse pelo estudo histórico das artes da cena no século XX. 2. Estudar em perspectiva crítica as teorias da modernização artística. 3. Estudar casos exemplares de formação do imaginário cênico moderno no Ocidente e sua irradiação por países periféricos. 4. Estudar algumas das principais vertentes de pesquisa cênica no século XX. 5. Estudar casos importantes da cena experimental anterior à Segunda Guerra Mundial. 6. Estudar casos importantes da cena experimental entre os anos 1950 e 1990.
1. Despertar o interesse pelo estudo histórico das artes da cena em sua relação com outras manifestações culturais como festas, procissões e ritos. 2. Estudar questões de método no estudo histórico das artes da cena. 3. Estudar, em perspectiva crítica, práticas do espetáculo em relação à formação das cidades e aos processos coloniais 4. Estudar casos exemplares de formação do imaginário cênico ocidental na Idade Média e Renascimento, tendo em vista a relação com a Antiguidade Clássica e com as tradições populares. 5. Estudar as releituras modernas das tragédias e comédias antigas em espetáculos dos séculos XVI e XVII. 6. Estudar as relações entre formação dramática e expansão capitalista entre os séculos XVIII e XIX. 7. Estudar formas espetaculares de tradições não-europeias.
A disciplina Poéticas de Atuação I objetiva apresentar os fundamentos do trabalho de atuação, por meio da conscientização de alunos de seus potenciais criativos. A prática do ator/atriz será o catalisador dos processos criativos em articulação com parâmetros composicionais como espaço, tempo, sensação, percepção, ação, presença e jogo cênico.
A disciplina propõe uma coleção de estudos teórico-práticos sobre a escuta, considerando o corpo e as práticas performativas como articuladores centrais. A partir de diferentes perspectivas, exploraremos fabulações e investigações sobre a escuta, examinando suas múltiplas nuances e fricções. Abordaremos temas como: escuta enquanto hospitalidade; escuta como um elemento de ativação em processos de criação; escuta como fruição a partir de narrativas; a relação entre escuta, natureza e convivência; escuta como gatilho de outras formas de sensibilidade; escuta como ação; escuta ressonante; a interseção entre escuta e vocalidade, e escuta de memórias.
A disciplina Dramaturgia I tem por objetivo promover uma introdução ao estudo das formas fundamentais de escrita cênica no teatro moderno, com especial ênfase na compreensão de modelos dramáticos e formas críticas do drama. Aspectos gerais da relação entre cena e texto serão examinados, com atenção particular aos padrões surgidos a partir da encenação moderna em sua exigência de maior autonomia estética em relação à literatura dramática. O curso pretende também vincular esse debate técnico-poético à experiência de modernização do teatro brasileiro, com base em eleição de autores modelares em consonância com o Campo Poético I definindo para o ano. A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê I, a ser instalado no segundo semestre. - Cobrir estudos da Língua Portuguesa falada e escrita, com intuito de conduzir ao domínio da norma culta.
A disciplina tem por objetivo trabalhar a noção de documento na arte contemporânea em diálogo com disciplinas como antropologia, etnografia e performance, refletindo sobre o documento enquanto indexador do real e enquanto sintoma.
A cena contemporânea bem como os estudos e as pesquisas atuais em torno dos fenômenos cênicos exige cada vez mais uma reflexão vertical sobre algumas questões eminentemente teóricas e que muitas vezes rementem ao campo da filosofia e aos estudos estéticos de uma maneira geral. Um aluno de artes cênicas, seja qual for a especialidade a que ele se dedique, precisa ter uma base conceitual sólida e este curso pretende oferecê-la.
O objetivo da disciplina é analisar procedimentos e dispositivos cênicos a partir da ideia de fim da arte. Propõe pensar os dispositivos em funcionamento nas artes cênicas contemporâneas, criando uma cartografia dos modos de condução da cena e suas múltiplas manifestações. Para tanto, analisa as obras de artistas e coletivos expressivos que correspondem à classificação sugerida pela cartografia. Visa entender a cena contemporânea em suas manifestações mais disruptivas, pari passu a construção de novas teatralidades e performatividades em um momento que a arte já não se sustenta em seus pressupostos tradicionais.