Med Vet Preventiva e Saúde Animal
Reconhecer a importância da educação em saúde no processo de transformação social; propor e executar uma atividade de educação em saúde; estimular o engajamento social e a consciência crítica dos alunos para o exercício da cidadania; prover condições para a articulação do conhecimento teórico e prático com a realidade social.
Apresentar e discutir conhecimentos atuais relacionados à etiologia, fisiopatologia, epidemiologia e profilaxia da brucelose animal, para que o estudante desenvolva a capacidade de análise crítica do tema.
Reconhecer os perigos que podem ser transmitidos por alimentos e as medidas de controle para os diversos perigos; - compreender as etapas de implantação, implementação e avaliação contínua das ferramentas de controle da segurança dos alimentos nas diferentes etapas de produção dos alimentos de origem animal;- entender o papel dos órgãos oficiais de controle na mitigação dos riscos e discernir a competência de cada esfera na normatização e fiscalização das ações nos diferentes estabelecimentos/empresas; - identificar os princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle; - entender o papel da análise laboratorial dos alimentos no contexto da segurança dos alimentos.
Introduzir a epidemiologia, enfatizando o raciocínio causal, a dinamicidade dos processos de saúde e de doença, a quantificação de indicadores de eventos de saúde, a identificação de possíveis alvos de intervenção, assim como os protocolos diagnósticos de base populacional e a vigilância epidemiológica.
Desenvolver e estimular a capacidade de avaliação crítica de resultados de provas diagnósticas para infecções causadas por agentes transmissíveis empregadas em estudos clínicos e epidemiológicos, com enfoque em doenças de relevância na bovinocultura.
Esta disciplina tem por objetivo oferecer competências em ensino, fundamentação pedagógica e pensamento crítico em educação superior.
Fornecer ao aluno elementos de medicina homeopática e discutir aspectos críticos para a sua utilização no controle de doenças infecciosas que acometem animais domésticos e silvestres.
Desenvolver capacidade de análise crítica sobre as medidas aplicáveis ao controle e/ou erradicação de espécies invasoras, em especial vertebrados terrestres.