Patologia
Proporcionar aos alunos os conhecimentos de toxicologia veterinária, capacitando-os a compreender os fatores envolvidos na toxicidade de diversos agentes e seus efeitos nocivos no organismo animal, bem como as implicações na saúde humana de resíduos de produtos de uso veterinário e de agentes tóxicos nos animais de produção. Habilitar o aluno na prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações dos animais domésticos. Possibilitar a vivência de realização do diagnóstico de intoxicação em animais de produção, em condições de campo (Fazenda Escola, em Pirassununga), por meio de treinamento prático, com coleta de informações com o tratador do animal, avaliação das condições de armazenamentos de insumos e coletas de agentes tóxicos, como, por exemplo, plantas tóxicas.
A disciplina tem o objetivo de proporcionar conhecimentos sobre os mecanismos básicos de resposta celular e tecidual decorrentes de estímulos adversos que ocorrem em todas as doenças levando às alterações estruturais e funcionais que acompanham o desenvolvimento das doenças. Em seu aspecto prático, são ainda oferecidas condições para que o aluno compreenda, reconheça, compare e descreva as principais alterações microscópicas e macroscópicas que acompanham as enfermidades dos animais.
Fornecer subsídios na área de Patologia Comparada para a atuação profissional do Médico Veterinário junto a instituições relacionadas com fauna silvestre, tais como Parques Zoológicos, criatórios públicos ou privados e institutos de pesquisa.
Preparar os alunos para escrever um manuscrito bem estruturado e compreensivo para a submissão de uma publicação, apresentando uma abordagem sistemática e organizada, visando iniciar o processo de redação e divulgação dos resultados da pesquisa.
A disciplina tem como metas: Possibilitar aos pós-graduandos, nível mestrado e doutorado, conhecer as linhas de pesquisa e projetos em andamento no programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada, visando proporcionar momentos de pensar além do pensamento analítico-reducionista no que diz respeito às necessidades de compreensão de fatos e fenômenos em toda a sua complexidade. Fomentar a interação e colaboração entre os pós-graduandos de diferentes laboratórios. Capacitar os alunos na leitura crítica de metodologias científicas, análise de resultados e na apresentação pública de projetos, assim como da metodologia e dos resultados alcançados nas diferentes linhas de pesquisa do nosso programa de pós-graduação. Estimular o empreendedorismo, a busca de fontes alternativas de financiamento, as parcerias internacionais, a inovação tecnológica e a geração de patentes. Elaborar planos de trabalho, gestão de dados de pesquisa e estabelecer critérios sobre os melhores meios de divulgação científica.