Cirurgia
Introduzir o aluno aos conceitos de formação de imagem diagnóstica, proteção e segurança radiológica, anatomia da imagem, funcionamento de equipamentos de imagem para as modalidades radiográfica, ultrassonográfica de tomografia computadorizada e de ressonância magnética.
Instrumentalizar o aluno em algumas ferramentas de ensino da anatomia descritiva: a) leitura e interpretação de textos de anatomia; b) interpretação de esquemas e roteiros; c) planejamento e dimensionamento de conteúdos específicos.
Auxiliar os alunos a identificar, definir, conceituar e adquirir as noções fundamentais sobre a Anatomia do Aparelho Locomotor, Sistema Nervoso, Pele e Anexos, bem como sobre os diferentes métodos de sua abordagem. Ainda fornecer elementos básicos na preparação para a prática médico-veterinária, facilitando a formação de alunos pensantes e capazes de compreender e agir conforme os princípios profissionais éticos, através de conceitos, descrição de estruturas, forma e função dos elementos.
Estudo das operações preparatórias e intervenções cirúrgicas gerais e especiais, visando o tratamento das afecções abordadas na Clínica Cirúrgica.
Capacitar o aluno a aplicar os conceitos das relações gerais dos órgãos constituintes do corpo animal, prevendo o comportamento normal e suas variações no conjunto de estruturas das principais regiões corpóreas de interesse clínico-cirúrgico, possibilitando através do caráter aplicado a extrapolação de dados morfológicos regionais, como subsídio à Patologia, Cirurgia, Semiologia e Imagologia.
•Estudar o mecanismo de ação e o uso clínico dos principais fármacos utilizados em anestesia; •Avaliação pré-operatória e monitoração no período peri-operatório; •Emprego de técnicas anestésicas nas diferentes espécies domésticas; •Proporcionar conhecimentos que possam promover melhores condições aos pacientes por meio do estudo de dor e analgésicos, fármacos vasoativos, fluidoterapia e reanimação cardiopulmonar.
Criar o primeiro contato dos alunos da graduação em Medicina Veterinária com a Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica Veterinária, estimulando-os ao trabalho na área e despertando o interesse em temas ainda desconhecidos no início do curso. Permitir que os graduandos realizem tarefas básicas no centro cirúrgico, como a paramentação e instrumentação, além do auxílio em pequenos procedimentos cirúrgicos sem que ocorra a contaminação ou agravos aos pacientes.