Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas
OBJETIVO GERAL: Aprender sobre os avanços recentes de aplicações biotecnológicas no desenvolvimento e produção de alimentos e bebidas fermentados de interesse econômico global. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao final deste curso, os alunos deverão ser capazes de fazer todos os seguintes: - Explicar os fundamentos da aplicação da biotecnologia em alimentos e bebidas fermentados. - Comparar abordagens biotecnológicas tradicionais e modernas. - Analisar aplicações recentes de microrganismos modificados pela bioengenharia e/ou seus metabólitos na segurança alimentar e/ou na melhoria de produtos e processos. - Identificar e analisar tendências globais e desafios na área de alimentos e bebidas fermentados. - Explicar as vantagens e desvantagens de escolher uma abordagem centrada no consumidor ou centrada no produto no desenvolvimento de novos produtos.
Estudo teórico dos mecanismos responsáveis pela indução de Toxicologia Genética (mutagênese, genotoxicidade, toxicogenômica, carcinogênese e epigenética), suas origens, consequências e estratégias de prevenção. Apresentação e discussão dos principais sistemas testes in vivo e in vitro de análise de genotoxicidade/mutagenicidade recomendados pelas agências reguladoras nacionais e internacionais. Conhecer as estratégias de monitorização de danos no DNA em populações expostas.
Dar cumprimento à etapa de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE, destinado a aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação para atividade didática de graduação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Colocar os alunos de pós-graduação em contato com as atividades da prática docente no que se refere às características da docência no ensino superior, problematizar aspectos das práticas da educação superior em nível de graduação, proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre os métodos de ensino, discussões de currículos e as diferentes abordagens ao processo de ensino-aprendizagem na universidade. Debater sobre planejamento de cursos e, finalmente, procurar traçar um cenário revelando a complexidade que encerra a educação superior.