Ciências Farmacêuticas
A disciplina Tecnologia Fitofarmacêutica aborda os principais tópicos envolvidos na obtenção de produtos bioativos a partir de matéria-prima vegetal, que podem estar na forma de material vegetal rasurado, extratos brutos, semi-purificados, e/ou purificados; deste a obtenção da matéria prima in-natura, métodos para sua estabilização, principais etapas envolvidas no processamento, métodos de caracterização físico-química e aplicações. Produtos derivados de plantas são amplamente utilizados no setor farmacêutico, alimentício, cosmecêutico, entre outros. Dentre as aplicações se destacam o uso como medicamento fitoterápico, antioxidante, corante, flavorizante e como conservante de alimentos. Estes produtos podem ser apresentados na forma líquida, semi-sólida e/ou seca. Esse conhecimento fornecerá a base para o pós-graduando adentrar neste tema fascinante e inovador, e conhecer os principais aspectos envolvidos na cadeia de produção de ingredientes ativos fitofarmacêuticos.
A disciplina objetiva o aprimoramento de conhecimentos na área sistemas para liberação tópica e transdérmica de fármacos, abordando o desenvolvimento farmacotécnico, terapias, técnicas de estudo, métodos e mecanismos de promoção da permeação cutânea, bem como estratégias racionais para a obtenção destes sistemas.
A disciplina visa conscientizar os pós-graduandos sobre o universo do empreendedorismo e da inovação, capacitando-os em temas e metodologias atuais, mostrando as possibilidades do empreendedorismo inovador, tanto em negócios impulsionados pela ciência (science-based entrepreneurship) quanto em oportunidades advindas do mercado (opportunity-driven entrepreneurship ou market-driven entrepreneurship)
1. Aprofundar os conceitos da farmacovigilância e a interface com a segurança do paciente hospitalizado. 2. Desenvolver competências para detectar, prevenir, manejar e notificar os eventos adversos a medicamentos (EAM). 3. Avaliar a relação do risco/benefício da utilização de medicamentos em pacientes vulneráveis. 4. Realizar a análise de causalidade de potenciais eventos adversos a medicamentos. 5. Elaborar planos de ação para a minimização de riscos para contribuir com a segurança do paciente hospitalizado.
Aprimoramento de conhecimentos na área de Terapia Gênica com ênfase nos aspectos relacionados aos principais métodos e sistemas de liberação utilizados para transferência de genes. Neste contexto, serão abordadas e discutidas as características, progressos tecnológicos, aplicabilidade e principais desafios no emprego de sistemas biológicos, químicos e físicos para liberação de genes e consequente uso dos mesmos em diversas modalidades de indicações terapêuticas da Terapia Gênica.
A disciplina Seminários em Ciências Farmacêuticas I do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas tem a finalidade de estimular a discussão de temas gerais, atuais e relevantes nas diferentes áreas de conhecimento do Programa. Objetiva-se também um maior intercâmbio entre pesquisadores visando à internacionalização do Programa.