Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
• Conhecer e compreender a enfermagem como prática social.
• Identificar e compreender as bases históricas, éticas, sociológicas e culturais das práticas de saúde e enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
• Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e Administração em Enfermagem).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
• Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem;
• Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem, como prática social, e da ética, englobando direitos, valores, respeito e alteridade;
• Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem;
• Adotar instrumentos e métodos que favoreçam a compreensão da enfermagem como prática social e seu processo de trabalho.
• Instigar a procura de material didático para que o estudante busque nexos entre as concepções trazidas por eles, a respeito das ações de enfermagem, e o substrato teórico que subsidiará a compreensão dessas ações como prática social.
• Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática social.
Referente à ação discente:
• Conhecer e situar historicamente o cuidado, considerando os fatores sócio-políticos e econômicos;
• Conhecer e analisar a reorganização do hospital sob a égide do capitalismo;
• Identificar os primórdios da profissionalização da enfermagem brasileira e as influências inglesa, francesa e americana;
• Identificar os fundamentos e princípios da ética e as distinções entre ética e moral;
• Identificar princípios do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem;
• Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas;
• Identificar os fatores socioculturais e históricos que interferem nas práticas de saúde e de enfermagem;
• Conhecer e relacionar noções de sociedade, cultura e práticas de saúde;
• Conhecer e relacionar os fenômenos e problemas sociais e suas relações com as práticas de saúde numa perspectiva sociológica;
• Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem;
• Diferenciar os processos de trabalho nos âmbitos do cuidado dos indivíduos e dos grupos sociais, e do gerenciamento em enfermagem.
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Genival Fernandes de Freitas
- Docente: Valeria Marli Leonello
O conhecimento de enfermagem. Conceitos, Modelos e Teorias de Enfermagem. Cuidado Humanizado. Raciocínio Clínico e Pensamento Crítico. Processo de Enfermagem. Sistemas de classificação de enfermagem. Princípios da Prática Baseada em Evidências.
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Carlos Alberto dos Santos Treichel
- Docente: Caroline Figueira Pereira
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Marina de Goes Salvetti
GERAL
Instrumentalizar o estudante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para a compreensão e a prática de avaliação de indivíduos e família.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente
1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem.
2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família.
4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias.
5. Estimular o estudante para interpretar os dados obtidos.
6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos;
7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico;
8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados;
9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades.
10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias.
12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
Referentes à ação discente
1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem.
2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias;
3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
4. Demonstrar habilidades na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias;
5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem;
6. Iniciar o exercício do raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos.
7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença;
8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
10. Discorrer sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
- Docente Avançado, Docente: Lillian Caroline Fernandes
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Angela Maria Geraldo Pierin
- Docente: Camila Lima
- Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente: Fernanda Machado Silva Rodrigues
- Docente: Gisela Maria Assis
- Docente: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Leticia de Carvalho Batista
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Lucas Thiago Pereira da Silva
- Docente: Maria de Fatima Fernandes Vattimo
- Docente: Maria De La O Ramallo Verissimo
- Docente: Marina de Goes Salvetti
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Ramon Antonio Oliveira
- Docente: Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Thatiane Facholi Polastri
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
- Docente: Vera Lucia Conceicao de Gouveia Santos