- Docente: Edgard Cornacchione, PhD
Esta disciplina contempla a História da Contabilidade e seu desenvolvimento até os dias atuais. Contabilidade, em especial a posição da Contabilidade nos negócios e, portanto, dentro da Economia é fortemente explorada: a forma circular pela qual a Contabilidade apoiou o desenvolvimento dos negócios e foi apoiada em seu desenvolvimento pelo próprio desenvolvimento dos negócios é um tema recorrente. Desenvolvimentos importantes na história desta área do saber são identificados e investigados, ambos em termos de avanços técnicos e de desenvolvimento em regiões específicas, incluindo Brasil, Portugal, Espanha, México, Itália e da profissão contábil em países como Brasil, UK e Rússia. O desenvolvimento do pensamento contábil também é coberto. Em particular, o debate constante (recorrente nos últimos 100 anos) da influência da Contabilidade e, especialmente, do método das partidas dobradas, sobre o capitalismo é analisado e discutido. Personalidades centrais da Idade Média e da Renascença Italiana para o desenvolvimento da Contabilidade, tais como Amatino Manucci, Benedetto Cotrugli, e Luca Paciol são revisitadas e suas contribuições avaliadas. A contribuição de pesquisadores da História da Contabilidade nos últimos 150 anos é avaliada e, em particular, atenção é dada àquelas trabalhando na primeira metade do século XX, onde a maior parte do que conhecemos atualmente começa a aparecer. O trabalho destes nos últimos 60 anos é considerado conforme o debate se desenvolve até o ponto em que estamos atualmente.
Esta disciplina foca no desenvolvimento da compreensão sobre a razão da existência da Contabilidade e sobre sua existência na forma que temos hoje.
Ao final da disciplina, os estudantes estarão aptos a:
a) Descrever as formas mais antigas de Contabilidade, explicar seus usos e razões de desenvolvimento;
b) Avaliar criticamente a razão para a criação e desenvolvimento das partidas dobradas;
c) Descrever o ambiente no qual as partidas dobradas surgiram e avaliar criticamente porque levou mais de 500 anos para tornarem-se a forma dominante de registro contábil nos negócios;
d) Avaliar a forma pela qual o sistema educacional e as iniciativas comerciais Portuguesas impactaram o desenvolvimento das práticas contábeis, especialmente no Brasil;
e) Avaliar criticamente a contribuição da Igreja Italiana para o desenvolvimento dos negócios;
f) Comparar, contrastar e avaliar o apoio ao método das partidas dobradas em Portugal e Espanha do século XVI ao XVIII;
g) Descrever e discutir o desenvolvimento da Teoria Contábil na Itália antes e depois de Gino Zappa;
h) Avaliar a relevância da ragioneria para a prática contábil;
i) Avaliar criticamente as afirmações de que o método das partidas dobradas fortaleceu e expandiu o capitalismo e a literatura neste assunto;
j) Revisar e discutir problemas e questões relativas à condução da pesquisa em História da Contabilidade no passado, presente e futuro.
Esta disciplina foca no desenvolvimento da compreensão sobre a razão da existência da Contabilidade e sobre sua existência na forma que temos hoje.
Ao final da disciplina, os estudantes estarão aptos a:
a) Descrever as formas mais antigas de Contabilidade, explicar seus usos e razões de desenvolvimento;
b) Avaliar criticamente a razão para a criação e desenvolvimento das partidas dobradas;
c) Descrever o ambiente no qual as partidas dobradas surgiram e avaliar criticamente porque levou mais de 500 anos para tornarem-se a forma dominante de registro contábil nos negócios;
d) Avaliar a forma pela qual o sistema educacional e as iniciativas comerciais Portuguesas impactaram o desenvolvimento das práticas contábeis, especialmente no Brasil;
e) Avaliar criticamente a contribuição da Igreja Italiana para o desenvolvimento dos negócios;
f) Comparar, contrastar e avaliar o apoio ao método das partidas dobradas em Portugal e Espanha do século XVI ao XVIII;
g) Descrever e discutir o desenvolvimento da Teoria Contábil na Itália antes e depois de Gino Zappa;
h) Avaliar a relevância da ragioneria para a prática contábil;
i) Avaliar criticamente as afirmações de que o método das partidas dobradas fortaleceu e expandiu o capitalismo e a literatura neste assunto;
j) Revisar e discutir problemas e questões relativas à condução da pesquisa em História da Contabilidade no passado, presente e futuro.
- Docente: Alan John Anthony Sangster
- Docente: Edgard Cornacchione, PhD
Analisar e entender diferentes concepções curriculares e implementar metodologias de ensino inseridas no contexto do ensino superior brasileiro.
Servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em contabilidade.
Construir as bases de uma linha de pesquisa em Ensino da Contabilidade.
Servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em contabilidade.
Construir as bases de uma linha de pesquisa em Ensino da Contabilidade.
- Docente: Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Este curso foi construído para desenvolver a competência e confiança dos participantes como aprendizes. Tem como objetivos:
- Criar uma ambiente seguro para examinar como cada pessoa aprende;
- Ajudar cada participante a experimentar diferentes enfoques e competências de aprendizagem;
- Ajudar cada participante a identificar e exercitar suas habilidades intelectuais de forma a aumentar sua curiosidade acadêmica.
- Criar uma ambiente seguro para examinar como cada pessoa aprende;
- Ajudar cada participante a experimentar diferentes enfoques e competências de aprendizagem;
- Ajudar cada participante a identificar e exercitar suas habilidades intelectuais de forma a aumentar sua curiosidade acadêmica.
- Docente: Cintia do Nascimento Silva
- Docente: Jony Hsiao
- Docente: Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Introduzir os alunos no conhecimento da Contabilidade, com ênfase à interpretação e análise dos relatórios contábeis. O objetivo é tratar o estudante como um usuário da contabilidade que está interessado em compreender a situação econômica, financeira e patrimonial das entidades, tomando por base os relatórios contábeis.
A contabilidade é uma ferramenta auxiliar para os advogados, todavia o conhecimento sobre a contabilidade, principalmente sobre os seus pontos fortes e pontos fracos é de fundamental importância para os advogados da área comercial e tributária.
A contabilidade é uma ferramenta auxiliar para os advogados, todavia o conhecimento sobre a contabilidade, principalmente sobre os seus pontos fortes e pontos fracos é de fundamental importância para os advogados da área comercial e tributária.
- Docente: Silvio Aparecido de Carvalho
Base para testes de Contabilidade Introdutória.
- Docente: Bruno Meirelles Salotti
- Docente: Fernando Dal-Ri Murcia
- Docente: Joao Domiraci Paccez
- Docente: Mara Jane Contrera Malacrida
- Docente: Patricia Siqueira Varela
O objetivo é que os participantes possam experimentar ambiente educacional apropriado para formação de opinião, com visão crítica, sobre aspectos ligados aos tópicos avançados de desempenho organizacional e suas conexões com educação, treinamento e capacitação gerencial discutidos no campo de Desenvolvimento de Recursos Humanos (HRD).
Com a conclusão exitosa do curso, os participantes serão capazes de analisar dimensões de desenvolvimento de recursos humanos com foco no mercado global e no ambiente de negócios brasileiro, bem como ilustrar aspectos ligados ao desenvolvimento organizacional e capacitação gerencial como fatores críticos para performance de organizações e indivíduos.
É prevista revisão conceitual profunda seguida por discussões sobre os tópicos da disciplina. Leituras dirigidas permitirão apropriação dos conceitos e as discussões com exemplos reais oferecerão espaço para reflexão sobre o assunto.
Com a conclusão exitosa do curso, os participantes serão capazes de analisar dimensões de desenvolvimento de recursos humanos com foco no mercado global e no ambiente de negócios brasileiro, bem como ilustrar aspectos ligados ao desenvolvimento organizacional e capacitação gerencial como fatores críticos para performance de organizações e indivíduos.
É prevista revisão conceitual profunda seguida por discussões sobre os tópicos da disciplina. Leituras dirigidas permitirão apropriação dos conceitos e as discussões com exemplos reais oferecerão espaço para reflexão sobre o assunto.
- Docente: Alexandre Archilovich Ardichvili
- Docente: Edgard Cornacchione, PhD
- Docente: Silvia Pereira de Castro Casa Nova