Apresentar o comportamento mecânico macroscópico dos materiais sólidos, fluido e plástico com a deformação produzida pela tensão, temperatura e tempo por meio de teorias tais como elasticidade, viscosidade, plasticidade, fluência e relaxação de tensão. Analisar as propriedades reológicas de diferentes materiais (polímeros, emulsões, suspensões e outros). Aplicar as equações constitutivas e modelos matemáticos para predizer os diferentes comportamentos reológicos. Utilizar a reologia como ferramenta no desenvolvimento de diferentes materiais com ênfase na viscoelasticidade dos sistemas estudados. Correlacionar os fundamentos teóricos com aplicações práticas através de experimentos desenvolvidos em aula prática.
Propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer as possibilidades de utilização dos subprodutos agroindustriais para a produção de materiais compósitos com matriz cimentícia e polimérica, envolvendo toda a cadeia produtiva, desde a identificação, caracterização das matérias primas e principais propriedades físico-mecânicas de materiais compósitos e de produtos engenheirados à base de subprodutos agroindustriais, enfatizando os requisitos de desempenho para as diferentes possibilidades de aplicação em diversos seguimentos, como a construção civil e a indústria moveleira entre outros.
Fornecer os conceitos básicos de Metodologia Científica e habilitar os alunos quanto ao acesso a informações e documentos para o desenvolvimento de pesquisas científicas; fornecer informações para apresentação oral de trabalhos e para elaboração de dissertações, teses e textos técnico-científicos.
O curso pretende fornecer conceitos fundamentais sobre características e propriedades de diversos materiais utilizados nas áreas médicas, hospitalares, odontológicas e no desenvolvimento de biossensores, visando atividades de pesquisa na área de biomateriais.
Propiciar formação básica em ciência e engenharia dos materiais para os alunos, independentemente de sua área de atuação.
Proporcionar ao pós-graduando reflexão e discussão sobre: (i) as abordagens do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, (ii) os recursos de avaliação e planejamento desse processo e (iii) as potencialidades e limitações metodológicas do uso de recursos tecnológicos na educação superior.