Curso que integra a
Etapa de Preparação Pedagógica (EPP) do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
da USP (PAE), obrigatório para que discentes de pós-graduação realizem o
Estágio Supervisionado de Docência (ESD). O curso parte do pressuposto que a
formação docente é algo que não se pode obter em uma dezena de aulas, ou mesmo
num curso mais longo; pelo contrário, formação se acumula e aperfeiçoa com a
experiência em sala de aula, na relação principalmente com alunos e alunas, mas
também com colegas docentes e com as instituições de ensino, sendo uma tarefa
sempre inacabada. Para essa experiência se traduzir em formação é necessária a
reflexão sobre a prática docente, sobre seus fins, suas condições de exercício,
seus modos de realização, e seus resultados; por isso, queremos sensibilizar
para esses referenciais de reflexão sobre a docência, fornecendo ferramentas
conceituais básicas que habilitem o/a aluno/a a realizar essa reflexão e a
encontrar referências para estudo e aprendizado futuro. Queremos também habilitar
alunos e alunas para elaborar e executar planejamentos didáticos - de
disciplina e de aula - que tanto resultem dessa reflexão quanto a favoreçam uma
vez realizada a aula ou a disciplina planejada. Para isso, nos 10 encontros do
curso, com o uso de diversas metodologias ativas, serão discutidos e analisados
conceitos fundamentais de pedagogia e didática, em especial no que se refere ao
ensino do Direito; os alunos e alunas também deverão planejar o oferecimento de
uma disciplina e, dentro dela, uma aula, submetendo seu planejamento para
avaliação pelos pares e pelos docentes da disciplina. A partir das discussões
em sala de aula, que buscarão recuperar e analisar criticamente as concepções
dos discentes sobre temas relativos à docência no ensino superior, serão
sugeridos textos de referência para a aprofundamento e contextualização das
discussões de sala de aula. Opcionalmente, cada discente poderá compartilhar,
após a aula, uma síntese de sua experiência no encontro, com as discussões e
ideias formuladas a partir da leitura dos textos sugeridos.
- Docente: Caio Gracco Pinheiro Dias
- Docente: Iara Pereira Ribeiro
Este semestre o curso destacará a produção jurídica da "ilegalidade" migratória, que tem como um dos principais efeitos a sobre-exploração do trabalho do imigrante.
- Docente: Cynthia Soares Carneiro
- Docente: Thiago Marrara