(1) Conceituar os aspectos químicos fundamentais relacionados ao Patrimônio Cultural Material. (2) Compreender aspectos gerais das propriedades das substâncias e sua relação com a função que desempenham em bens culturais. (3) Discutir os métodos destrutivos e não destrutivos usuais de caracterização das substâncias e sua aplicação na investigação de bens culturais. (4) Compreender aspectos relacionados à reatividade das substâncias, incluindo os efeitos de fatores físicos (luz, temperatura e umidade relativa) e químicos (composição do ambiente) sobre bens culturais.
Apresentar as técnicas instrumentais de análise utilizadas na caracterização dos diversos materiais que constituem os objetos de arte, arqueológicos e do patrimônio cultural. Descrever os princípios de aplicações da metodologia e instrumentação a serem utilizadas nas diversas análises, assim como suas vantagens, desvantagens e limitações. Evidenciar os métodos de análise não destrutivos ou micro destrutivos. Realizar atividades experimentais envolvendo equipamentos portáteis e em laboratório. Pretende-se que o aluno seja orientado, durante este curso, de tal forma a levantar os questionamentos sobre o objeto em estudo bem como elaborar hipóteses sobre a escolha dos métodos e técnicas mais eficientes na procura de sua resposta.

Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia
IMU5034 - Museologia Social, Participação e Processos Colaborativos em Museus
Responsável e ministrante: Profa. Dra. Marília Xavier Cury
Período: 09/08 a 20/09/2021

Objetivos

1- Apresentar, para análise, a documentação que sustenta processos sociais que estruturam a Museologia Social _ direitos humanos universais e funções sociais dos museus e dos patrimônios tangível e intangível.

2- Refletir sobre as transformações da Museologia no que se refere às funções sociais dos museus _ particularização na autonomia da Museologia Social.

3- Introduzir os princípios da Museologia Social _ caracterização e diferenciação.

4- Analisar o impacto da Museologia Social no campo museal _ as pautas descoloniais, as trocas e as interações entre Museologias.

5- Discutir experimentação museológica por meio de métodos e estratégias relacionados a participação, colaboração e formas de compartilhar a curadoria _ as orientações da Museologia Social no museu.

Justificativa

A disciplina propõe uma discussão sobre Museologia Social, participação e processos colaborativos que decorrem da função social dos museus, das relações políticas e de poder inerentes ao museu. 

Com abordagem histórica, parte da contextualização com Convenções e Recomendações (Unesco), Documentos (Icom), Declarações (Ibermuseus e eventos). A visão teórica tem como base a Nova Museologia e o Ecomuseu, a introdução de autores e conceitos, seguindo pelas metodologias, para também abordar a questão terminológica envolvida em processos de experimentações interdisciplinar e transdisciplinar.

Conteúdos

1- As contribuições da documentação e legislação _ Convenção, recomendação, declaração e missiva: subsídios para as políticas públicas e para o campo museal.

2- O campo museal no Brasil e as Políticas Públicas _ o estado da arte, as articulações possíveis, as parcerias e as redes.

3- As discussões e conceituações _ a Nova Museologia e o Ecomuseu: a experimentação social e a relação território / sociedade / patrimônio.

4- As discussões e conceituações _ a Museologia Social e a a relação território / sociedade / patrimônio / autorrepresentação.

5- Museologia Social _ o coletivo, o comunitário, o ativismo e direitos humanos; novos modelos museais, novas organizações e relações políticas e de poder: Museus Comunitários, Museus de Território, Museus Indígenas e Museus Afirmativos (de gênero, religiosos / “espíritas”, LGBT).

6- O paradigma da participação e interação no museu, processos colaborativos e curadoria compartilhada _ curadoria, expografia e educação museal; o museu como locus de pesquisa  e de museologias (no plural).


1) Problematizar abordagens sobre as políticas de formação de coleções museológicas, sua história e natureza; 2) Apresentar as principais linhas teórico-metodológicas contemporâneas utilizadas na interpretação de processos museológicos e suas implicações sociais, econômicas e políticas; 3) Evidenciar o caráter interdisciplinar dos estudos voltados à temática da disciplina, observando eixos de convergência entre a Museologia e áreas afins.