Introdução aos desafios do Agronegócio Sustentável para a Inteligência Artificial. Mostrar como a segurança alimentar forma uma rede de processos que geram desafios e pressionam os limites atuais da Inteligência Artificial. Apresentar como as pesquisas do USP/FAPESP/IBM Center for Artificial Intelligence, na sua linha AgriBio (C4AI-AgriBio) caminham para superar essas barreiras, expandindo as fronteiras em Inteligência Artificial e dessa forma viabilizando novas oportunidades de pesquisas e negócios. Motivar o interesse em pesquisa dos principais métodos em Inteligência Artificial para a área, suas limitações e apresentar os princípios das novas estratégias em desenvolvimento. Apresentar estudos de casos, com resultados de métodos do estado da arte, resultados preliminares com protótipos de estratégias em desenvolvimento, aplicações em AgriBio ou outras áreas.

A disciplina visa dar continuidade à formação aos pós-graduandos - futuros professores do Ensino Superior - para uma melhor compreensão da prática docente, tendo em vista o seu desenvolvimento profissional e as possibilidades de renovação pedagógica. A partir das transformações pelas quais passou a universidade pública brasileira nas últimas décadas, busca-se discutir as metodologias ativas, considerando a sua complexidade, bem como as suas articulações com a cultura material e a aprendizagem baseada na resolução de problemas. Além disso, detém-se nos processos de ensino-aprendizagem, levando em conta tanto as contribuições e os desafios das mídias digitais enfrentados pela formação superior no mundo pós-pandêmico, explorando questões nucleares da docência, entre as quais se destacam as diversas dimensões da avaliação da aprendizagem e a análise do emprego de ferramentas digitais em processos de ensino-aprendizagem. Por fim, narrativas de professores(as) de diferentes áreas da universidade sobre a sua trajetória no magistério têm por objetivo proporcionar uma reflexão a respeito das mudanças vivenciadas no exercício da docência. Essa reflexão permite aos pós-graduandos entender a maneira pela qual esses profissionais constroem a sua prática, mobilizando estratégias para estabelecer uma relação profícua com os alunos e os processos formativos engendrados em diferentes cursos do Ensino Superior.

A partir da história da internet, dos seus aspectos técnicos e dos parâmetros de sua governança, a presente disciplina (concebida e implementada no âmbito da Cátedra Oscar Sala, vinculada ao IEA-USP, em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br, e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br) apresentará um panorama circunstanciado e crítico dos desafios e conflitos da vida digital que hoje afetam todas as dimensões da sociedade, em qualquer lugar do planeta. Com caráter interdisciplinar, a disciplina pretende qualificar as discussões sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da Internet, com vistas a contribuir, também, para a construção de políticas públicas na área.
A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos uma introdução às questões que caracterizam o exercício da docência em nível superior. Para tanto, busca-se favorecer o debate acerca das concepções de universidade, tendo em vista as transformações pelas quais esse nível de ensino tem passado, no Brasil, nas últimas décadas. Sem desconsiderar as especificidades das inúmeras áreas que compõem a Universidade de São Paulo, pretende-se fornecer elementos básicos para que o futuro professor de Ensino Superior entenda os aspectos principais de seu ofício, notadamente os processos formativos e os saberes docentes, a relação pedagógica e o espaço da sala de aula, o planejamento e a organização de sua prática, bem como a avaliação. Trata-se, portanto, de fomentar uma compreensão mais acurada de sua inserção profissional como docente no meio universitário, favorecendo práticas, com base nas quais se desenvolvam processos formativos de qualidade/excelência e que contribuam para a efetiva democratização do Ensino Superior.