Pretende-se abordar temas da História da América, do período nacional, no entrecruzamento dos campos da História e das Relações Internacionais. Propõe-se a tratar da constituição dos Estados-nação e a suas configurações territoriais, além de conflitos e negociações internacionais que envolveram distintos países das Américas no século XIX. Preocupa-se igualmente com a política dos Estados Unidos em direção à América Latina e as respectivas respostas latino-americanas, radicais ou não, no século XX. Examinar-se-á, por fim, estereótipos e visões consolidadas que marcaram a compreensão atual sobre a região. Para tal, serão privilegiadas as interconexões entre cultura, política e idéias, a fim de avaliarmos a complexidade e a pluralidade das experiências americanas.
- Docente: Cristiane de Andrade Lucena Carneiro
Objetivos
O curso tem por objetivos discutir a inserção internacional do Brasil em perspectiva histórica
em seu curso recente.
Conteúdo
O curso está estruturado em três módulos, a cargo de uma professora do IRI e dois
professores visitantes:
1. O Brasil em um sistema internacional em transformação (Maria Hermínia Tavares de
Almeida)
2. O Brasil e a experiência de integração regional (Andrés Malamud)
3. O Brasil no mundo em perspectiva histórica (Leslie Bethell)
Desenvolvimento
O curso será desenvolvido por meio de aulas expositivas e seminários.
Formas de avaliação
Participação em seminário (40%), elaboração de trabalho final (60%).
- Docente: Maria Herminia Tavares de Almeida
- Quais as consequências de processos de democratização para a proteção dos direitos humanos?
- Quais as consequências do desenvolvimento econômico para a proteção dos direitos humanos?
- Docente: Cristiane de Andrade Lucena Carneiro
- Docente: Maria Herminia Tavares de Almeida
Entendimento e crítica dos grandes sistemas de direito contemporâneo, culturas jurídicas e pluralismos; desenvolvimento e aplicação do método comparado na resolução de problemas jurídicos; identificação e abordagem dos principais temas de direito constitucional contemporâneo por meio de experiências comparadas locais e estrangeiras.
- Docente: Yi Shin Tang