Oferecer ao pós-graduando conteúdo teórico-prática para o aprimoramento e análise crítica da prática docente no ensino superior, considerando o contexto atual dessa ocupação e, relacionando essa atividade de ensino à pesquisa e à extensão universitária.
A disciplina tem por objetivo discutir ferramentas  clássicas e atuais, utilizadas na reabilitação do comportamento motor, possibilitando aos pós-graduandos uma visão crítica e altamente qualificada da disfunção motora, das fundamentações atuais e das possibilidades terapêuticas que norteiam a reabilitação neurofuncional.
Oferecer ao pós-graduando conteúdos para a apresentação e discussão do seu projeto de pesquisa, bem como experiência para a defesa da sua dissertação ou tese, tendo como princípio o seu planejamento crítico e reflexivo.
Apresentar e discutir os principais métodos utilizados para a análise cinemática do movimento humano, com enfoque principal nos recursos computacionais para obtenção e processamento das variáveis cinemáticas.
Apresentar e discutir as técnicas de aquisição e tratamento de sinais de pesquisa do movimento humano; proporcionar ao pós-graduando entendimento das formas de sinais (analógico ou digital) e os problemas encontrados na sua aquisição, tratamento e interpretação nas investigações sobre o movimento humano; e proporcionar ao pós-graduando uma visão abrangente e crítica para o desenvolvimento de pesquisas do movimento humano, com especial ênfase na área de biomecânica e controle motor.