Biodinâmica do Mov Corpo Humano
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Dar conhecimento aos alunos dos processos bioquímicos nos sistemas biológicos envolvidos no exercício físico agudo e crônico.

Estudo dos principais processos bioquímicos envolvidos no exercício agudo e crônico. Análise do metabolismo de carboidratos, lípides e proteínas na transformação energética muscular. Avaliação da taxa metabólica através do cálculo do consumo de oxigênio e produção de dióxido de carbono (calorimetria indireta). Estudo da regulação neuro-endócrina do metabolismo de substrato durante a prática de atividades motoras.

Fornecer aos alunos conceitos atuais sobre o metabolismo celular utilizando-se de uma abordagem bioquímica e de biologia molecular. Analisar as adaptações decorrentes do exercício físico, agudo e crônico, na regulação da contração e processos energéticos do músculo, na hipertrofia muscular, na regulação hormonal do metabolismo e, bem como na modulação redox da contratilidade muscular.
Dar aos alunos conceitos atuais de fisiologia do exercício e discutir os mecanismos envolvidos nas adaptações fisiológicas, agudas e crônicas, ao exercício físico. Nessa segunda disciplina serão abordados temas relativos aos sistemas cardiopulmonar, endócrino e termorregulador, bem como as adaptações ao exercício realizado em condições ambientais adversas.
Estudar a utilização do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, discutindo as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Preparar o profissional da área de atividade motora para a atuação em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais com pessoas portadoras de doenças crônico-degenerativas.
Propiciar aos alunos conhecimentos básicos sobre a importância e correta utilização de testes e medidas para a Avaliação Física, Funcional e da Atividade Motora, necessários para o profissional da Educação Física e Esporte.
Ao final do Curso, o(a) estudante deverá: 


1. conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano. 

2. conhecer as principais etapas do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, identificando as principais características físicas, motoras, e cognitivas de cada etapa. 

3. conhecer o potencial efeito do exercício sobre o processo de crescimento, desenvolvimento e maturação do ser humano.

Fazer com que os alunos tenham condições de prestar os primeiros socorros ao acidentado, visto que, na prática de exercícios físicos, o futuro profissional poderá enfrentar situações em que tenha que prestar socorro a seu aluno ou cliente, seja ele criança, adulto ou idoso. Para tanto, o aluno deverá conhecer os princípios e as técnicas de atendimento de emergência em diferentes situações.
Propiciar aos alunos do Bacharelado em Educação Física e Esporte, conhecimentos básicos de Fisiologia do Exercício, discutindo as adaptações fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico, bem como, os mecanismos responsáveis por essas adaptações. Em Fisiologia da Atividade Motora I, será dada especial atenção a fisiologia muscular, nervosa e cardiovascular. Ao concluir a disciplina, o aluno deve ter adquirido conhecimentos abrangentes e estar capacitado a relacionar fisiologia do exercício às outras disciplinas do currículo.

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