Pedag do Mov do Corpo Humano
Redigir apropriadamente um estudo de acordo com os critérios de comunicação científica, nas seguintes modalidades: pesquisa original, ensaios propositivos, relatório de um projeto de intervenção.
1. Aprofundar a fundamentação teórica acerca de características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano considerando questões contemporâneas presentes na cultura escolar; 2. Prover os licenciandos de subsídios pedagógicos para efeito de sistematização dos conhecimentos adequados a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 3. Oferecer oportunidades de organização e gerenciamento de experiências pedagógicas em situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, envolvendo discussões e análises das realidades, observações participantes, estruturação e planejamento de práticas pedagógicas; 4. Analisar propostas curriculares oficiais para a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 5. Elaborar propostas/projetos de intervenção de Educação Física para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, considerando a especificidade e riqueza da cultura do movimento bem como os múltiplos contextos da educação escolarizada.
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de: (a) Dissertar sobre o sentido e o significado do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito dos estudos da escola e da educação física escolar; (b) Identificar possibilidades de elaboração e encaminhamento de TCC no universo de estudos e intervenções na escola tendo como referência o componente curricular educação física; (c) Dispor de ferramentas teórico-metodológicos para elaboração do TCC.
1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
1 - Possibilitar aos alunos da Educação Física, do Esporte e demais interessados uma formação básica em Antropologia na sua interface com o movimento humano. 2 - Oportunizar o acesso a instrumentos metodológicos de pesquisa da área antropológica e filosófica quando aplicadas aos fenômenos do corpo e do movimento. 3 - Promover reflexões relativas à área científica de Educação Física (Bacharel e Licenciatura), Esporte e Lazer estabelecendo perspectivas para o aprofundamento conceitual, teórico e metodológico em consonância com futuras inserções profissionais do corpo discente.
Proporcionar ao aluno/aluna oportunidade para: - Refletir sobre a transformação histórica do conceito de infância e das instituições de educação infantil - Adquirir conhecimentos sobre a inter-relação entre movimento, desenvolvimento infantil, currículo e educação física escolar - Desenvolver e ampliar a habilidade de analisar a literatura geral e específica sobre educação física na educação infantil, considerando os elementos: currículo, objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação
Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de: 1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
1. Contextualizar a Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no âmbito da Educação Básica, destacando importância e finalidades nesta etapa de ensino; 2. Construir fundamentação política e pedagógica consistente para atuação em Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; 3. Analisar características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano considerando teorias do desenvolvimento humano e diferentes concepções de corpo e movimento; 4. Analisar e situar o componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental no âmbito das “Políticas Públicas de Educação”; 5. Conhecer e analisar programas de Educação Física vigentes para o ensino fundamental de 6º ao 9º ano; 6. Proporcionar o contato dos licenciandos com escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental para aproximação com a realidade e análise da cultura escolar, propostas e concepções da educação física vigentes, assim como com perspectivas e vivências dos alunos; 7. Oferecer oportunidades de experiência com situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental do 6º ao 9º, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência;
 8. Conhecer as fontes de informação sobre Educação Física Escolar e desenvolver estratégias de atualização e avaliação profissional contínua.
1. Possuir fundamentação teórica apropriada sobre a Educação e Educação Física no Ensino Fundamental 2. Biografar-se em relação ao seu percurso com as práticas corporais ao longo da vida. 3. Compreender conceitos básicos da Educação Física no Ensino Fundamental (atividade, ação, experiência, cultura, cultura corporal, saúde, desenvolvimento, lúdico, formação) 4. Conhecer as categorias da cultura corporal da Educação Física e a história de sua constituição como conhecimento pedagógico. A saber: Jogo/brincadeira, esporte, Ginástica, Praticas corporais artística, lutas e atletismo. 5. Identificar nessas práticas possibilidades de conhecimento escolar específico ao Ensino Fundamental de 1o. ao 5o. ano. 6. Participação de forma critica e propositiva de seminário de avaliação da disciplina EFP0117 e na discussão sobre o programa da Disciplina EFP0121