Museu de Arqueologia e Etnologia
Através de abordagens comparativas de fontes escritas e vestígios arqueológicos, o curso visa instrumentalizar os alunos para o estudo da História de Roma por meio de recortes de cunho social, econômico, político, religioso, tecnológico e artístico, dos períodos arcaico, republicano e imperial.
1-Refletir sobre a função educativa dos museus. 2-Apresentar e discutir os princípios teóricos e metodológicos da educação patrimonial. 3-Apresentar e discutir as estratégias de atuação educacional dos museus. 4-Refletir sobre a relação entre o museu e a escola.
Proporcionar ao aluno um entendimento mais amplo do Mundo Antigo Clássico, composto por vastas redes de contatos e trocas, as quais envolveram, em determinados momentos, sociedades politica e economicamente dominantes, como a grega e a romana, mas também alcançaram outros povos que habitavam a bacia mediterrânica: fenícios, cartagineses, berberes, íberos, celtas, entre outros. Por meio de um estudo mais aprofundado acerca da sociedade norte-africana na Antiguidade, o curso pretende trabalhar a questão dos contatos socio-econômicos no Mediterrâneo.
1) Desenvolver uma reflexão sobre os significados dos objetos na vida dos povos indígenas; 2) Demonstrar que esses significados perpassam o ciclo de vida dos objetos (produção, uso, armazenagem e descarte); Explicitar a agentividade dos objetos e dos processos técnicos na construção da identidade e alteridade dos povos indígenas.
Fornecer aos alunos um quadro sintético da construção e das potencialidades do campo de pesquisa, enfatizando seu caráter multidisciplinar.
1-Refletir sobre a função educativa dos museus. 2-Apresentar e discutir os princípios teóricos e metodológicos da educação patrimonial. 3-Apresentar e discutir as estratégias de atuação educacional dos museus. 4-Refletir sobre a relação entre o museu e a escola.