Odontologia Social
Ao final da disciplina, espera-se que o pós-graduando seja capaz de: 1. Compreender a importância e a complexidade dos procedimentos éticos em pesquisa com seres humanos. 2. Identificar e elencar as normatizações nacionais de ética em pesquisa com seres humanos. 3. Prever e analisar implicações éticas de projetos de pesquisa e elaborar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) referente ao projeto de pesquisa do pós-graduando, coerentes com a Resolução de ética em pesquisa com seres humanos (Resolução 466/12) 4. Inserir projeto de pesquisa na Plataforma Brasil.
Propiciar ao aluno 1. aproximação com as bases teóricas das políticas e dos sistemas de proteção social, sua emergência nas sociedades industriais modernas e seu percurso no Brasil; 2. as correlações entre política social e as teorias de justiça; 3. as definições da promoção da saúde e as ligações com sistemas de proteção social; 4. a evolução do pensamento sócio-sanitário e impactos na organização dos serviços de saúde; 5. a contemporaneidade e os desafios teórico-práticos para a efetivação das políticas de promoção da saúde a partir dos determinantes distais e com foco na intersetorialidade, abordando as políticas relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional e ao Envelhecimento e Proteção social.
1. Formar e qualificar os profissionais para o ensino, proporcionando-lhes o suporte teórico, metodológico e prático necessários ao exercício do ensino presencial e na educação à distância (EAD), habilitando-os a desenvolver competências para lidar com situações de ensino universitário e com as dinâmicas do mundo acadêmico. 2. Os participantes (alunos e professores) terão oportunidade de desenvolver as Competências Pedagógicas necessárias à atuação de ensino ao estudar e debater problemas e questões relacionadas à docência, e a organização curricular e aos aspectos pedagógicos e didáticos. 3. Os atores empenhar-se-ão em criar condições em sala de aula e na leitura dirigida para desenvolver habilidades de planejamento e coordenação de processos de melhoria da prática pedagógica, da postura e a utilização da tecnologia educacional, revendo sua ação docente e buscando formas para torná-la mais eficiente.
A Disciplina visa à fornecer aos alunos, conhecimentos sobre os aspectos morais, sociais e legais do exercício da Odontologia. No campo da Ética, a partir do estudo do Código de Ética Odontológica, é aprofundada a discussão de problemas éticos decorrentes seja da evolução dos conhecimentos técnicos, seja das novas modalidades de prestação de serviços; no campo legal, o estudo da legislação odontológica e do seu interrelacionamento com a ordenação jurídica do país. Finalmente, no campo social, a disciplina objetiva, complementando os campos éticos e legal, formar profissionais com uma visão social abrangente que lhes possibilite desempenhar adequadamente o seu papel profissional na sociedade. O emprego da metodologia da problematização tem o objetivo estimular a participação do aluno através da observação da realidade odontológica e seus problemas, propondo soluções originais e criativas para resolvê-los, estimulando a mobilização do potencial social, político e ético do alunado frente à sua própria realidade profissional em formação, como agentes sociais que participam, mesmo que em pequena dimensão, da construção da história da sua profissão. Empregando-se o arco de Maguerez são realizados debates a respeito de quais seriam os maiores problemas que a odontologia enfrenta atualmente e o que poderia ser feito para resolvê-los.