Ajuda com Pesquisar cursos

A Oficina Práticas Utópicas tem como objetivo constituir e consolidar, na universidade pública, um espaço de interlocução teórica e política com grupos, coletivos e movimentos sociais. Desenvolvida pela Rede Interdisciplinar de Pesquisadores (FFLCH/USP) desde 2017, em cooperação com o laboratório Sophaipol da Université Paris-Nanterre, a oficina vem acumulando debate e elaboração sobre as transformações, impasses e invenções políticas, vivenciados por estes atores nos últimos anos. Nesta edição, além das sessões com convidados, serão realizados encontros de leitura à luz dos materiais levantados e das discussões registradas pelas oficinas anteriores, colocando em perspectiva tanto os mecanismos e processos sociais de estruturação das diferentes formas de conduta e ação problematizadas até agora, quanto suas dinâmicas conjunturais e os efeitos sobre as respectivas estratégias. Isto é, trata-se de promover uma análise da atualidade neoliberal, examinando os instrumentos metodológicos e os recursos teóricos que permitiriam reconhecer e interpretar diferentes práticas de resistência em sua variação ideológica e heterogeneidade normativa.

Com vistas a uma articulação abrangente, as sessões serão organizadas tematicamente e de acordo com o adensamento conceitual das noções de “experimentação ambiental” e “operador jurídico”. Ao final do ciclo, espera-se que uma legibilidade teórica coletiva seja iniciada e posteriormente aproximada e integrada às discussões da Rede Interdisciplinar de Pesquisadores. Os interessados em participar das reuniões de leitura devem enviar uma mensagem para seminario.neoliberalismo.usp@gmail.com, solicitando acesso aos textos e demais materiais.

Local:
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais
Av. Prof. Luciano Gualberto 315, Cidade Universitária




Atividade organizada em cooperação com o Instituto de Estudos Avançados (USP), o laboratório Sophiapol (Université Paris-Nanterre) e a Rede Interdisiciplinar de Pesquisadores (DS/FFLCH/USP), o ciclo de seminários “Metamorfoses do neoliberalismo” tem como objetivo apresentar e discutir, ao modo de uma oficina de pesquisa, algumas das hipóteses e possíveis linhas de investigação a serem incoporadas pelo grupo de estudos “Neoliberalismo, subjetivação e resistências” do IEA/USP, nos próximos anos. Em particular, trata-se de examinar tópicos de pesquisa e debater em profundidade investigações que tematizem, sob angulações críticas diferentes, as transformações regionais, as variações institucionais e as modulações normativas da racionalidade política neoliberal.

Local
Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP
Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária



e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP