Botânica
1. Desenvolver projeto experimental envolvendo pelo menos dois fatores de estresse abiótico e a análise de metabólitos secundários. 2. Oferecer um ambiente estimulante para treinamento em métodos de análise de metabólitos secundários. 3. Expor, discutir e comparar resultados obtidos com dados da literatura. 4. Produzir um artigo para submissão em período científico.
(1) Abordar aspectos teóricos e práticos para o entendimento das respostas metabólicas das algas frente a fatores abióticos e bióticos, por meio da integração de abordagens fisiológicas, bioquímicas e moleculares.

(2) Fornecer fundamentos básicos para o delineamento de experimentos em laboratório e a análise estatística de dados biológicos.

Apresentar e discutir a produção e a aplicação dos metabólitos secundários vegetais sob perspectivas evolutivas, ecológicas e econômicas
Fornecer aos alunos uma abordagem moderna sobre o metabolismo vegetal, em especial os metabólitos secundários, sua diversidade e distribuição entre os vegetais, as vias metabólicas que conduzem à sua biossíntese, bem como mostrar dentro da área de recursos econômicos, a importância desses metabólitos nos vários setores da economia, principalmente o industrial.
Fornecer ao aluno um panorama amplo dos conceitos e métodos fundamentais em Biogeografia, com ênfase nas principais escolas de Biogeografia Histórica (seus princípios e métodos) e no conhecimento atual da história da Vegetação Neotropical, com estudos de caso. Analisar os sistemas de classificação fitogeográfica e os principais padrões de distribuição geográfica de plantas vasculares, com ênfase em grupos neotropicais, explorando os fatores espaciais e históricos que os determinam, sobretudo à luz de filogenias.
1. Apresentar e discutir tópicos relacionados a estudos fitoquímicos: diversidade de metabólitos secundários em plantas; atividades biológicas das principais classes de metabólitos secundários; metodologias para análise de metabólitos secundários. 2. Diversificar e atualizar o conhecimento de pós-graduandos em áreas correlatas aos seus projetos de pesquisa. 3. Expor projetos de pesquisa (IC, MS e DR) para discussões e críticas abrangentes, mantendo um intercâmbio de informações entre os projetos desenvolvidos pelos pós-graduandos. 4. Oferecer um ambiente estimulante para treinamento em apresentação oral e debate científico, tanto dos projetos de pesquisa realizados pelos pós-graduandos, quanto de artigos publicados.
Fornecer um panorama das possibilidades de explotação de recursos vegetais, com ênfase nos aspectos biológicos que podem contribuir para o aumento da produtividade e conservação do patrimônio genético das plantas.
1 - Apresentação dos conceitos e objetivos da educação ambiental no contexto mundial do Século XXI; 2 - Novas pedagogias e tecnologias aplicadas a educação ambiental e a educação básica: Outdoor Learning, Phenomenon Learning, Transdisciplinaridade. 3- Protocolos de Educação Ambiental: Trilha das Mudanças Climáticas Globais; 4 - Pratica de Educação Ambiental junto a alunos da rede de ensino fundamental e médio; 5 - Educomunicação como instrumento de educação emancipatória.
Fornecer aos alunos noções de técnicas de obtenção e análise de substâncias do metabolismo secundário de plantas tradicionalmente usadas como medicinais, ou com potencial aplicação. Propiciar o desenvolvimento de habilidades, através de treinamento em sala de aula e laboratório, na condução de análise quanti e qualitativas desses metabólitos vegetais.