O Grupo desenvolve investigações sobre os novos modelos de formação de professores que emergiram no período pós-LDB e se disseminaram principalmente por meio dos programas especiais.
As pesquisas se organizam em torno de dois eixos investigativos. O primeiro propõe-se à análise do contexto em que surgem tais programas, sua estrutura e funcionamento, concepções, pressupostos e 'modus operandi'. O segundo se detém no exame das implicações e repercussões desses programas nos processos de escolarização e na prática pedagógica dos professores egressos de tais programas. Os resultados obtidos têm sido apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais (ANPEd, ENDIPE, ISCHE, entre outros) e publicados em periódicos bem avaliados pela Capes (Cadernos de Pesquisa da FCC; Educação e Pesquisa; Recherche e Formation; Revista Portuguesa de Pedagogia; Universitas Psychologica, entre outras. Várias teses e dissertações também já foram defendidas (SARTI, 2005; BIANCHINI, 2005; ANDRADE, 2007; SAMBUGARI, 2007; BELLO, 2008.
O Grupo propõe-se também a realizar estudos comparados sobre experiências e modelos similares desenvolvidos em diferentes países da América Latina.