Filosofia da Educ e Ciências da Educ
Levar os alunos ao conhecimento e à análise de textos clássicos sobre educação.
Criar oportunidades para a discussão dos fundamentos antropológicos e éticos da educação enquanto vinculada á condição existencial do homem, numa perspectiva histórico-social.
- Docente: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
- Possibilitar ao aluno o contato com diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e suas contribuições para a educação;
- Discutir temas centrais no debate educacional a partir de estudos e pesquisas contemporâneas no campo da psicologia da educação.
- Docente: Elizabeth dos Santos Braga
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil;
- ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado;
- Conhecimento das diferentes instituições educativas;
- Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil;
- Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
- Docente: Bruno Bontempi Junior
O curso visa propiciar conhecimento e incentivar discussões sobre o tema da memória em uma perspectiva social, na interface com problemáticas presentes em estudos clássicos e contemporâneos: o âmbito pessoal e social da vida humana; cultura, história e temporalidade; o esquecimento como contraparte da memória; os processos de imaginação ligados aos de recordação; a relação inescapável no funcionamento psicológico humano entre memória, linguagem e significação; a constituição recíproca de discursos, narrativas, subjetividade e experiência e a participação da memória ou práticas de recordação nesses processos.
- Docente: Elizabeth dos Santos Braga
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;
- ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado;
- Conhecimento das diferentes instituições educativas;
- Reconhecimento da história da profissão docente;
- Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
- Docente: Bruno Bontempi Junior
a) abordar a historiografia da educação no Brasil à luz de seus textos e no processo de formação do campo; b) apresentar e analisar criticamente as operações e resultados dessa historiografia; c) identificar as principais convergências e dissensões entre os praticantes dessa especialidade, seus grupos e veículos, tendências teóricas e ideológicas; d) proceder à leitura crítica de estados da arte e balanços; e) promover o estímulo à revisão da literatura para a pesquisa acadêmica em história da educação.
- Docente: Bruno Bontempi Junior
- Oferecer aos alunos uma visão geral a respeito dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano;
- Discutir relações entre pensamento e linguagem, aprendizado e desenvolvimento;
- Possibilitar o questionamento sobre temas relevantes para a prática educativa na sociedade contemporânea;
- Contribuir para o conhecimento de aspectos das práticas e relações do cotidiano escolar, refletindo sobre as marcas dessa instituição nos sujeitos, por meio da análise de narrativas.
- Docente: Elizabeth dos Santos Braga
- Oferecer aos alunos uma visão geral a respeito dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano;
- Discutir relações entre pensamento e linguagem, aprendizado e desenvolvimento;
- Possibilitar o questionamento sobre temas relevantes para a prática educativa na sociedade contemporânea;
- Contribuir para o conhecimento de aspectos das práticas e relações do cotidiano escolar, refletindo sobre as marcas dessa instituição nos sujeitos, por meio da análise de narrativas.
- Docente: Elizabeth dos Santos Braga