Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades, a complexidade e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Possibilitar a imersão no cotidiano escolar, para o aluno ser capaz de investigar e problematizar: a) a prática docente; b) as modalidades didáticas utilizadas e as novas possibilidades; c) as interações discursivas na sala de aula; d) a situação da escola no contexto das avaliações externas, tanto estaduais como federais. Espera-se que a disciplina contribua na construção da autonomia docente para planejar e executar intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no papel ativo dos alunos, e considerando a inserção de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar e para a pesquisa docente. Paralelo a esse processo de construção da prática docente, a disciplina se propõe a desenvolver a postura do professor pesquisador, a partir da discussão e aplicação de estratégias investigativas no contexto escolar. Observação: A disciplina deve ser cursada no 8º semestre do período Integral e no 12º semestre do período Noturno, preferencialmente após a realização das demais 350 horas de estágio obrigatório da licenciatura.
Registrar e validar 200h de atividades teórico-práticas de aprofundamento desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todo o curso, conforme exigido pela Resolução CNE/CP 2/2015 e pelo Programa de Formação de Professores da USP (PFP, 2004).
A disciplina tem como principais objetivos reconhecer o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a prática da pesquisa com a atividade docente. Busca refletir criticamente sobre aspectos introdutórios relacionados à práxis docente, promovendo a aproximação do futuro professor com diferentes realidades do sistema de ensino. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros e do uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos e blogs. Tem como foco, ainda, negociar subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento, execução e apresentação de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências. Ao priorizar o envolvimento com pesquisas científicas que colaboram para melhor construção de estratégias e instrumentos didáticos voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
A disciplina tem como principais objetivos reconhecer o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a prática da pesquisa com a atividade docente. Busca refletir criticamente sobre aspectos introdutórios relacionados à práxis docente, promovendo a aproximação do futuro professor com diferentes realidades do sistema de ensino. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros e do uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos e blogs. Tem como foco, ainda, negociar subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento, execução e apresentação de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências. Ao priorizar o envolvimento com pesquisas científicas que colaboram para melhor construção de estratégias e instrumentos didáticos voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
Registrar e validar 200h de atividades teórico-práticas de aprofundamento desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todo o curso, conforme exigido pela Resolução CNE/CP 2/2015 e pelo Programa de Formação de Professores da USP (PFP, 2004).
1. Confrontar a formação obtida nas disciplinas do núcleo básico com o perfil profissiográfico, no que se refere à formação de profissionais: a) generalistas, críticos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade e b) comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; 2. Sistematizar os conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade, relacionando-os à sua atuação no âmbito pessoal e profissional (pesquisa e ensino); 3. Diferenciar os conceitos de ética e moral; 4. Discutir a conduta do professor em sala de aula como modelo para a formação de cidadãos; 5. Pesquisar conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania; 6. Analisar a ética na condução das pesquisas biológicas; 7. Analisar a ética nas relações interpessoais e com as demais espécies; 8. Analisar os conceitos de biodiversidade, preservação e conservação relacionando-os aos aspectos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico.
Promover reflexões sobre Educação Inclusiva, tema pertinente à formação do professor que atuará em Ciências para o Ensino Fundamental II e/ou Biologia para o Ensino Médio, bem como de educadores de diferentes espaços de ensino. Promover reflexões sobre questões conceituais relativas à Educação Inclusiva, no contexto do Ensino de Ciências. Propiciar o desenvolvimento de habilidades como organização e senso crítico para planejamento, execução e avaliação de estratégias didáticas voltados para o Ensino de Ciências mais inclusivo. Oferecer um espaço para debates a respeito dos fundamentos, políticas governamentais e práticas da Educação Inclusiva.
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática e promovendo sua capacitação em serviço. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica.