Música

1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, tanto da expressão falada quanto cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Introdução à Regência Coral I e II, e Regência Coral I e II a serem ministradas em semestres posteriores. Dirigida aos alunos de bacharelado e licenciatura, pretende fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como: Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento; Dinâmica de ensaio; Noções de técnica vocal aplicada ao canto coral; Prática da leitura à primeira vista (aplicação do \"solfejo\"); Desenvolvimento da audição polifônica e harmônica; Conhecimento do repertório e da bibliografia específicos. Teorias e Prática da Direção Coral. Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc

Estudo da diversidade musical através do texto e do contexto em que se inserem as diferentes tradições musicais. Visando uma preparação mais realista do aluno, a etnomusicologia pode ser entendida como uma antropologia musical, e não se restringe ao estudo das manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas afro-brasileiras. A moderna etnomusicologia estuda a música em seu contexto: tanto o rap da periferia, o funk, como também os nichos onde se desenvolvem atividades musicais bem mais próximas à realidade urbana neoliberal. Que figuração social produz cada gênero musical? Quais as relações de interdependência? O que leva indivíduos a fazerem parte desta ou daquela fraternidade musical? Quais os mecanismos de autocoerção que se transformam numa segunda natureza inquestionável? São reflexões principalmente da História Cultural, da Sociologia e da Antropologia, inseridas no universo musical.
  • Buscar o entendimento dos processos históricos (culturais) que forjaram os estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem em um respectivo período na tradição da Música Ocidental. 
  • Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico. 
  • Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área. 
  • Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
 Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.  Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.  Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.  Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.

 Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.  Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.  Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.  Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.

 Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.  Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.  Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.  Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
Refletir sobre as implicações da relação Música e Sociedade no ensino da Música em todos os níveis. Intensificar o estudo da atualidade na educação musical, no Brasil e no Mundo. Refletir e analisar as contribuições da Etnomusicologia na formulação de metodologias de ensino musical. Perceber a realidade educacional do Brasil. Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes, criativos e produtores de cultura. Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular.

 Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.  Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.  Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.  Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.

 Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental.  Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.  Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.  Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.