1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, tanto da expressão falada quanto cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Introdução à Regência Coral I e II, e Regência Coral I e II a serem ministradas em semestres posteriores. Dirigida aos alunos de bacharelado e licenciatura, pretende fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como: Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento; Dinâmica de ensaio; Noções de técnica vocal aplicada ao canto coral; Prática da leitura à primeira vista (aplicação do \"solfejo\"); Desenvolvimento da audição polifônica e harmônica; Conhecimento do repertório e da bibliografia específicos. Teorias e Prática da Direção Coral. Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc
- Docente: Marcos Camara de Castro
- Docente: Marcos Camara de Castro
- Buscar o entendimento dos processos históricos (culturais) que forjaram os estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem em um respectivo período na tradição da Música Ocidental.
- Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico.
- Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área.
- Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Docente: Diosnio Machado Neto
- Docente: Diosnio Machado Neto
Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental. Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico. Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área. Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Docente: Diosnio Machado Neto
- Docente: Diosnio Machado Neto
- Docente: Marcos Camara de Castro
Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental. Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico. Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área. Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
- Docente: Diosnio Machado Neto
- Docente: Diosnio Machado Neto