Engenharia de Estruturas e Fundações
Ajuda com Pesquisar cursos
As idéias básicas que nortearam a elaboração desta proposta são: 1 - Divisão do curso por tipo de obra. Seriam apresentadas as obras mais significativas: coberturas, reservatórios e torres, galerias e túneis. 2 - Discussão de Alternativas. Para cada tipo de obra seriam discutidas alternativas de método construtivo, materiais de construção e tipo estrutural. 3 - Teoria de Cálculo. As teorias seriam apresentadas logo após o tipo estrutural correspondente, procurando amarrar as hipóteses da teoria às características do tipo estrutural, do maciço circundante e dos problemas de segurança da obra como um todo.
Nesta disciplina, o aluno deverá adquirir os conceitos básicos relativos ao projeto, dimensionamento e detalhamento de estruturas metálicas e de madeira. Ao longo do curso, desenvolve-se um projeto completo de um edifício convencional em estrutura de aço.

Ênfase em aspectos de análise e projeto de vigas contínuas, pórticos, grelhas, placas, membranas, tensoestruturas e cascas, usando recursos analíticos, computacionais e experimentais, e explorando analogias estruturais.

O curso visa a desenvolver no aluno os conceitos da Mecânica dos Solos clássica, baseados na Mecânica dos Meios Contínuos, Teoria da Elasticidade e Teoria da Plasticidade. Exercícios são utilizados para que os alunos adquiram familiaridade (conceitual e operacional) com esses temas.

A disciplina tem por objetivos a apresentação de tópicos complementares à sólida formação que se requer do engenheiro civil no conjunto de disciplinas de mecânica das estruturas. Inicialmente, abordam-se os teoremas de energia, que fornecem outra via de acesso para a análise estrutural, qual seja a da mecânica analítica em contraposição à mecânica vetorial. São também a forma natural de introduzir os métodos variacionais, de larga aplicação na mecânica das estruturas. Destaque será dado ao método dos esforços. Na seqüência, apresenta-se uma introdução à teoria da plasticidade, essencial para se entender o comportamento dos materiais estruturais e das estruturas de uso corrente em engenharia civil, discutindo os critérios de resistência para materiais dúcteis, a lei de plastificação para materiais elastoplásticos perfeitos e aplicações à análise limite de estruturas de barras.Finaliza-se a disciplina com capítulo cada vez mais essencial para a formação do moderno engenheiro civil, no qual se apresenta, de forma introdutória, a dinâmica das estruturas. Entre as obras de engenharia civil que demandam análises dinâmicas mencionam-se os edifícios altos, construções industriais, pontes pênseis e estaiadas, plataformas oceânicas. O comportamento dinâmico destas estruturas não pode ser bem interpretado com raciocínios quase-estáticos simplistas. A disciplina propõe-se, assim, a apresentar os procedimentos clássicos da análise, em especial a análise modal e a análise no domínio do tempo, aplicadas a modelos de estruturas de barras, através de análise matricial.

Prover aos alunos de engenharia conceitos básicos sobre o Método dos Elementos Finitos e discutir sua aplicação na solução de problemas da engenharia estrutural. Goals: Provide basic concepts of the Finite Element Method and discuss its application to solve structural engineering problems.

Trabalhos virtuais· Análise matricial de estruturas pelo método dos deslocamentos: sistematização, modelagem e interpretação dos resultados· Introdução à teoria da elasticidade· Introdução à teoria das placas· Introdução ao método dos elementos finitos: sistematização, modelagem e interpretação dos resultados

A disciplina tem por objetivo discutir tópicos complementares à disciplina Introdução à Mecânica dos Sólidos de modo a contribuir para a formação do engenheiro em Teoria das Estruturas. São apresentados os estado duplo e triplo de tensão, os métodos de energia, a flexão-torção de barras de seção delgada e os conceitos elementares de estabilidade das estruturas.

Apresentar os conceitos básicos sobre fluxo em solos, exemplos e aplicações. Apresentar teorias de adensamento para diferentes condições e suas aplicações.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP