- Docente: Angela Maria Alonso
- Docente: Christian Azaïs
O curso pretende examinar os conceitos de vida, bom viver, liberdade, coerção, ordem e conflito no pensamento de Aristóteles, Agostinho de Hipona, Hobbes y Kant. Guia-nos, nesse propósito, a certeza de que a análise dessas categorias conceituais possibilita um conhecimento mais profundo e acurado do repertório básico das ciências sociais em geral e da ciência política em particular. O eixo principal do programa retoma a discussão do conceito aristotélico de comunidade politica, a desconstrução da noção clássica de república operada por Agostinho, a concepção absoluta da soberania associada ao pensamento de Hobbes e a idéia de Estado de direito no pensamento kantiano. É importante salientar que uns dos interlocutores de Hobbes é a tradição aristotélica e, nesse sentido, resulta chave para o pensamento hobbesiano a vinculação entre política e coerção, questão que tem uma presença marcante na reflexão política de Agostinho. Já no caso de Kant, além da influência agostiniana reconhecível na sua assimilação do pietismo, o texto Teoria e Práxis representa uma crítica aberta ao Estado absolutista entendido nos moldes hobbesianos. Secundariamente, um eixo complementar do programa tratará da problemática relação entre política e economia no pensamento de Aristóteles, Agostinho, Hobbes e Kant, e, em um terceiro e último desdobramento, da projeção e apropriação desses pensadores por parte do que temos denominado hermenêuticas contemporâneas.
- Docente: Patricio Tierno
- Docente: Marcos Cesar Alvarez
Esta disciplina pretende discutir as potencialidades teóricas e metodológicas implícitas no interesse cognitivo da sociologia pela dimensão espacial das relações e práticas sociais: isto é, pelo modo como essas se materializam fisicamente e/ou são impactadas pela materialidade física que permeia a vida social. Que tipo de conhecimento emerge quando o pensamento sociológico assume como pressuposto que o espaço nem se restringe a um substrato físico da pesquisa empírica, nem é mera abstração metafórica da reflexão teórica? No intuito de responder a questão, são três as etapas a serem percorridas. Após problematizar, a título de introdução, o porquê de uma sociologia do espaço recorrendo a certa história da concepção de espaço até a emergência histórica da sociologia (em particular na filosofia, na física e na geografia), cabe aprofundar-se naquelas que reconheço como as principais vertentes teóricas forjadas no decorrer da história da disciplina para explanar conceitualmente os vínculos entre vida social e a materialidade física do espaço. Será então possível perscrutar pontualmente alguns de seus desdobramentos mais recentes em contextos acadêmicos específicos, respectivamente na Inglaterra, na França, na Alemanha e no Brasil.
- Docente: Fraya Frehse
O curso visa aprofundar o conhecimento do modo como a Sociologia clássica e contemporânea incorpora em sua teoria a formação de três atores coletivos importantes no mundo moderno e contemporâneo: classes, grupos raciais e étnicos. A teoria de classes sociais e da ação coletiva em Marx, em Weber e em Bourdieu será posta em diálogo com outras teorizações contemporâneas sobre as formações étnicas e raciais, tal como tratadas por Du Bois, pelo próprio Weber, e depois generalizadas nas ciências sociais contemporâneas.
- Docente: Antonio Sergio Alfredo Guimaraes
- Docente: Eunice Ostrensky