Geral: Propiciar aos alunos de pós-graduação, o desenvolvimento de bases teórico-metodológicas e curriculares para o exercício da docência na educação superior, com vistas a articulação de um projeto no qual o ensino seja permeado pela pesquisa e produção do conhecimento enquanto aproximação possível, num determinado tempo-espaço, bem como proporcionar o desenvolvimento de consciência crítica acerca dos desafios da educação brasileira na contemporaneidade. Específicos: a) contextualizar o trabalho do professor universitário, refletindo sobre o papel social da universidade pública brasileira e as políticas de formação de professores para a educação superior; b) analisar a docência universitária no que concerne a concepções, identidade e profissionalização; c) caracterizar a matriz organizativa dos saberes dos professores relacionados ao campo pedagógico; d) utilizar subsídios teórico-metodológicos para a construção curricular e sistematização das práticas educativas; e) reconhecer a identidade do saber pedagógico e saber científico como característica da educação superior, valorizando o referencial teórico das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde, na formação do professor universitário; f) favorecer a aquisição de ferramentas necessárias ao exercício da docência que contribuam para o aprimoramento da prática docente nos processos educativos relacionados ao ensino superior (currículo, ensino, aprendizagem); g) discutir criticamente o papel do professor e o papel do aluno no contexto da educação superior; h) investigar as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior;
- Docente: Adriana Katia Correa
- Docente: Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
- Docente: Ronildo Alves dos Santos
Instrumentalizar os alunos para realização de pesquisas em segurança do paciente. Analisar dados epidemiológicos em relação à segurança do paciente no mundo e no Brasil; Definir os principais conceitos da segurança do paciente; Discutir as prioridades nas pesquisas e as estratégias de investigação em segurança do paciente; Analisar referenciais teóricos/metodológicos nas pesquisas em segurança do paciente; Discutir a aplicação de referenciais teórico/metodológicos nas pesquisas em segurança do paciente; Discutir os principais desafios na transferência do conhecimento para a prática, no que diz respeito as pesquisas em segurança do paciente; Descrever e analisar o ciclo das pesquisas em segurança do paciente proposto pela Organização Mundial da Saúde.
- Docente: Carmen Silvia Gabriel
- Docente: Fernanda Raphael Escobar Gimenes de Sousa
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: 1) reconhecer os transtornos alimentares nos seus aspectos epidemiológicos, etiológicos e diagnósticos; 2) discutir as abordagens terapêuticas e nutricionais nesses quadros; 3) identificar possíveis intervenções para prevenção e controle da obesidade, anorexia e bulimia nervosas.
- Docente: Rosane Pilot Pessa
1. Sensibilizar o estudante quanto à necessidade da divulgação do conhecimento científico. 2. Instrumentalizar o estudante para a redação de textos científicos que obedeça aos fundamentos da metodologia científica. 3. Auxiliar o estudante na estruturação de um texto científico a partir dos dados coletados na pesquisa por ele desenvolvida.
- Docente: Marta Angelica Iossi Silva
- Docente: Susana Segura Munoz