Química Fundamental

Familiarizar o aluno de química com o uso de teoria de grupos e química quântica computacional como ferramenta para a resolução de problemas de interesse ao químico.

Introduzir os conceitos fundamentais das teorias atômicas e de ligação, com ênfase na correlação entre a estrutura da matéria e suas propriedades físicas e químicas.
A disciplina tem como principais objetivos: dar subsídios ao estudante para saber utilizar atividades experimentais como recurso didático e possibilitar o desenvolvimento de ações em situações reais de ensino. Assim, objetiva-se dotar o estudante de um instrumental que lhe permita conhecer os vários tipos de atividades experimentais, analisar suas funções e adequação a diferentes realidades educacionais; desenvolver atividades experimentais fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos; saber planejar e organizar o espaço físico para o desenvolvimento de atividades, considerando aspectos pedagógicos, de segurança e ambientais.

As fontes de informação para o professor: livros, periódicos e outras mídias.

Estudo das principais tendências educacionais para o ensino de Ciências e de Química (Comportamentalismo, Humanismo, Construtivismo e Sócio-Construtivismo). Concepções construtivistas do aprendizado (Piaget, Vygotsky e Ausubel) e suas consequências para o ensino de ciências/ química.

Conteúdos para o ensino de química, dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo.

Conteúdos para o ensino de química, níveis macro, micro e representacional do conhecimento químico.

O aprendizado dos conceitos químicos. Concepções alternativas.

1. Introduzir o estudante na reflexão crítica sobre o ensino de química na escola básica. 2. Refletir sobre o papel da educação científica frente às atuais necessidades e complexidade da sociedade moderna. 3.Proporcionar a compreensão do desenvolvimento científico como um processo de produção histórico/social.
Apresentar os fundamentos básicos e as aplicações dos principais métodos espectroscópicos utilizados em análise química estrutural, de modo a capacitar os alunos a interpretar espectros. Serão abordadas a espectroscopia no infravermelho (IV) e UV-vis, ressonância magnética nuclear e espectrometria de massa.

Introduzir conceitos fundamentais de Química, com ênfase na correlação entre a estrutura da matéria e as suas propriedades físico-químicas.