Novo conteúdo: A questão agrária persiste como fundamental para a reflexão sobre a democracia brasileira. A desigualdade social brasileira se associa profundamente com a estrutura fundiária concentrada do país. Assim, o objetivo da disciplina consiste em iluminar os principais aspectos em torno deste problema, passando pela história da ocupação do território brasileiro, a transformação da questão agrária para o âmbito político, as iniciativas públicas para enfrentar o problema, o movimento social pela demanda de terra e o debate recente sobre o papel da reforma agrária. Por outro lado, a disciplina se voltará com uma especial atenção aos desafios em torno da implantação dos assentamentos rurais. Os temas aqui considerados serão principalmente o processo de organização dos assentados, os modelos produtivos adotados, os impactos regionais dos assentamentos e as mudanças ocorridas em diferentes esferas da vida dos assentados.
Entender o funcionamento dos mercados futuros e de opções agropecuários; estratégias que podem ser utilizadas para administração de riscos de preços; modelagem e estratégias avançadas. Especificamente, pretende-se: 1. Conhecer de forma teórica e prática o funcionamento dos mercados futuros e de opções agropecuárias visando administração de riscos. 2. Desenvolver a habilidade de acessar informações e interpretá-las. 3. Discutir estratégias atuais e potenciais. 4. Desenvolver o conhecimento avançado da Teoria do Hedge com o uso de derivativos agropecuários.

Apresentar ao estudante os conceitos básicos de economia, sua evolução e seus principais instrumentos de análise. O aluno, ao final deste curso, estará apto a discutir e entender as noções gerais de microeconomia, macroeconomia e desenvolvimento econômico que lhe ajudem a interpretar o funcionamento de uma economia, como a brasileira. A disciplina está dividida em duas partes: a primeira dedica-se à apresentação de conceitos e modelos básicos de microeconomia e a segunda parte a aspectos similares da macroeconomia.

Os objetivos deste curso são: • Caracterizar o conceito e papel do marketing nas organizações e na sociedade; • Apresentar as funções estratégicas e táticas do marketing; • Fornecer a base para o processo de análise do mercado e ambiente de marketing; • Capacitar o aluno na elaboração e avaliação de um plano de marketing; • Propiciar ao aluno uma visão crítica e ética sobre os desafios atuais do marketing.

O objetivo deste curso é discutir os mais importantes modelos que os economistas usam para explicar o comportamento: dos consumidores; das firmas; equilíbrio parcial de mercados competitivos e não competitivos; equilíbrio geral; teoria dos jogos; incerteza e informação; externalidades e bens públicos.

Inserir o aluno na área de gestão da empresa agroindustrial, através de exemplos práticos e de situações reais de mercado. Durante o curso serão abordadas as seguintes áreas básicas da ciência da administração: fundamentos geral de administração, gestão de recursos humanos, empreendedorismo, marketing, planejamento estratégico, logística, crédito, tributação, contabilidade básica e administração financeira e gerenciamento de projetos.

As relações entre a sociedade, cultura e natureza constituem o foco temático das reflexões desta disciplina, cujas referências se encontram nos conceitos e debates da Sociologia e da Antropologia. De maneira privilegiada, os temas em pauta serão tratados no âmbito das modernas sociedades ocidentais, procurando familiarizar os estudantes com as contribuições das ciências sociais para o debate e a reflexão densa e crítica sobre questões contemporâneas, como aquelas em torno da degradação ambiental, da globalização, da desigualdade social ou do lugar da mídia no cotidiano humano.