Proporcionar uma visão geral dos mecanismos relacionados a saúde bucal, assim como dar uma visão da clínica preventiva com enfoque nos aspectos bioquímicos.
Ministrar aos alunos conhecimentos sobre a estrutura, função e produto de secreção das glândulas salivares com a finalidade de compreender o real papel das glândulas para a saúde bucal. Além disso, estudar a hipofunção das glândulas salivares e a xerostomia relacionadas, por exemplo, com o diabetes mellitus e com o tratamento oncológico e discutir algumas terapias encontradas na literatura.
O estudo da saliva como meio de diagnóstico também será introduzido aos alunos.
De maneira geral, o objetivo é analisar, discutir e interpretar estudos publicados sobre glândulas salivares e saliva.
Possibilitar ao aluno a compreensão dos requisitos que devem apresentar os materiais em função das necessidades clínicas, de modo a permitir que faça a indicação e o uso racional dos materiais dentários envolvidos nos procedimentos preventivos e restauradores diretos. Desenvolver o raciocínio clínico, a fim de se obter o máximo desempenho dos materiais dentários indicados em diferentes situações da prática diária. Iniciar o desenvolvimento de habilidades manuais específicas necessárias ao uso dos materiais odontológicos.
Possibilitar ao aluno a compreensão dos requisitos que devem apresentar os materiais em função das necessidades laboratoriais e clínicas, de modo a permitir que faça a indicação e o uso racional dos materiais dentários envolvidos no processo de execução de trabalhos restauradores indiretos. Desenvolver o raciocínio, visando resolver situações clínicas, a fim de se obter o máximo desempenho dos materiais dentários, bem como avaliar a qualidade dos procedimentos técnico-laboratoriais e identificar eventuais problemas. Iniciar o desenvolvimento de habilidades manuais específicas necessárias ao uso dos materiais odontológicos.
Possibilitar ao aluno a compreensão dos requisitos que devem apresentar os materiais em função das necessidades laboratoriais e clínicas, de modo a permitir que faça a indicação e o uso racional dos materiais dentários envolvidos no processo de execução de trabalhos restauradores indiretos. Desenvolver o raciocínio, visando resolver situações clínicas, a fim de se obter o máximo desempenho dos materiais dentários, bem como avaliar a qualidade dos procedimentos técnico-laboratoriais e identificar eventuais problemas. Iniciar o desenvolvimento de habilidades manuais específicas necessárias ao uso dos materiais odontológicos.