Filosofia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
FILOSOFIA GERAL III
1
o
semestre de 2015
Disciplina optativa
Destinada: alunos de Filosofia e de outros departamentos
Código: FLF0441
Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114
Prof. Dr. Márcio Suzuki
Prof. Dr. Maurício Ramos
Carga horária: 120h
Créditos: 06
Número máximo de alunos por turma: 80
TÍTULO: Forma e vida
I - OBJETIVOS
Nas aulas dedicadas aos aspectos estéticos da relação forma e vida
buscar-se-á levantar algumas noções importantes para a formação do
pensamento morfológico goethiano. A proposta é ler e analisar principalmente
dois textos: A metamorfose das plantas e A viagem à Itália, procurando discutir
como, para Goethe, a atividade artística está interligada à atividade científica.
Nas aulas dedicadas aos aspectos científicos, epistemológicos e históricos, as
articulações estéticas entre forma e vida que estiveram presentes de modo
central na formação do pensamento morfológico goethiano serão
desenvolvidas através do diálogo com três autores cujo pensamento pode ser
concebido como propriamente morfológico: Ernst Cassirer, George-Louis
Leclercq Comte Buffon e Ernst Haeckel. Do primeiro, tomaremos a ideia básica
de que a forma precede a vida, tal como sugerido em sua metafísica das
formas simbólicas. Com Buffon, estudaremos o ensaio Histoire des animaux.
Nesse clássico da história natural iluminista examinaremos os conceitos de
geração espontânea e de moléculas orgânicas; estas últimas serão
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concebidas como inteligíveis a partir de um modelo monadológico físico. Por
fim, examinaremos alguns conceitos centrais da morfologia de Haeckel, a
saber, os de monera, perigênese e plastídulo, tal como aparecem reunidos sob
a ideia de uma psicologia celular.
II - CONTEÚDO
- o fenômeno originário (Urphänomen);
- metamorfose e anatomia;
- experiência artística e experiência científica;
- a heurística morfológica;
- a amplitude da validade do modelo monadológico;
- geração orgânica e filosofia natural pré-romântica;
- forma, símbolo e vida.
- memória e herança orgânica
- geração orgânica e geração espontânea
- o conceito de forma orgânica elementar
III - MÉTODOS UTILIZADOS
- leitura e discussão das obras dos autores estudados.
IV - ATIVIDADES DISCENTES
- participação nas aulas
- leitura dirigida de textos
- dissertação
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V - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- dissertação e prova.
Época e critério de recuperação:
Dissertação e/ou prova em data a ser combinada.
VI - BIBLIOGRAFIA
BUFFON. G.-L. Comte de. Histoire générale des animaux. In: Histoire
naturelle. Tome II. Paris: Imprimerie Royale, 1749.
CASSIRER, E. The philosophy of symbolic forms: the metaphysics of symbolic
forms. v. 4. New Haven/London: Yale University Press, 1996.
_____. Las ciencias de la cultura. México D. F.: Fondo de Cultura Económica,
1965.
COHN, D. A lira de Orfeu. Goethe e a Estética. Lisboa: Campo das Letras,
2002.
FAIVRE, A. Philosophie de la nature. Paris: Albion Michel, 1996.
GOETHE, J. W. Doutrina das Cores. Tradução de Marco Giannotti. São Paulo:
Nova Alexandria, 1993.
_____. Escritos sobre a Arte. Tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo:
Humanitas – Imprensa Oficial, 2008.
_____. Fausto. Tradução de Jenny Klabin Segall. Apresentação de Marcus
Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2011.
_____. O Jogo das Nuvens. Tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio &
Alvim, 2003.
_____. A Metamorfose das Plantas. Tradução de Maria Filomena Molder.
Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1993.
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_____. Viagem à Itália. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia
das Letras, 1999.
HADOT, P. N’oublie pas de vivre. Goethe et la tradition des exercices
spirituels. Paris: Albin Michel, 2008.
HAECKEL, E, História da Creação Natural (tradução por Eduardo Pimenta da
7ª edição alemã, 1879). Porto, Chardron, 1930.
_____ Perigenesis de las plastídulas, in: El Origen de la Vida, Buenos Aires,
Editorial Tor, 1919 [1876].
LACOSTE, J. Goethe. Science et Philosophie. Paris: Puf, 1997.
MOLDER, Maria Filomena, O Pensamento Morfológico de Goethe. Lisboa,
Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1995.
- Docente: Marcio Suzuki